O bicho papão da LIESV voltou! Maior campeã do carnaval virtual, Cupincha de Campo Grande abre seu barracão e explica o enredo sobre Tsoedé.

2016, 2017 e 2018 foram anos mágicos para a Cupincha de Campo Grande, que alcançou um tri-campeonato consecutivo com grandiosos desfiles e ganhando a alcunha de “imbatível”. Em 2019, a família Maia que comanda a escola optou por se afastar do Carnaval Virtual por problemas pessoais na família, mas com a promessa de retornar em breve ao lugar de onde nunca deveria ter saído. Agora em 2020 a Cupincha retorna com um enredo sobre a história de Tsoedé e de sua luta por libertação de seu povo, com uma única meta: independente da posição, subir pro Grupo Especial. O presidente Carlos Augusto conversou conosco e contou o que estão tramando para esse carnaval:

Ainda não ouviu o samba enredo da Cupincha de Campo Grande? Ouça já, e se já ouviu, ouça de novo!

1- O que sua escola irá apresentar na Passarela Virtual, quais serão os pontos altos do desfile dela?

R: Apresentaremos a história de Tsoedé e de sua luta pela libertação de seu povo. Pela primeira vez uma escola conta a história desse grande líder africano. Destaco a reviravolta da história, a partir do resgate de Tsoedé, que ao ser libertado por alguns de seus conterrâneos, retribuiu organizando a resistência que iria libertar todo o seu povo da ameaça da escravidão. Essa saga será representada na avenida por 18 alas, 2 tripés e 4 alegorias.

2- O que sua escola irá contar no seu enredo de 2020?

Vamos contar a história de luta do povo nupê, escravizado pelo reino de Igalah. Fato que ocorreu em meados do século XV, no oeste da África, onde atualmente é a Nigéria. Uma história que mistura fantasia e realidade e que sintetiza a luta por um povo pela sua liberdade. Vamos contar também um pouco das crenças dos nupês e de algumas lendas sobre a figura de Tsoedé.

3- Como sua escola trabalhou para desenvolver o desfile deste ano?

R: Tivemos pouco tempo para desenvolver o enredo, definir seus limites e criar os desenhos. Por isso resolvemos encomendar o samba enredo e focar num desfile de alto nível, com alegorias e fantasias de fácil compreensão, o que já é uma marca da escola.

4- Conte um pouco sobre a história da sua escola e como é o funcionamento diário dela?

R: A Cupincha foi criada em 2011 e disputa o carnaval virtual desde 2012. Foi tricampeã entre os anos de 2016 e 2018 e ficou inativa por um ano, quando estava no auge, mas estamos retornando com a mesma motivação que nos levou ao tricampeonato. A rotina na escola é de pesquisa, desenvolvimento de ideias e troca de informações, às vezes até com discussões mais ásperas, por conta de que, sempre que alguém apresenta uma ideia, os demais integrantes se colocam com “julgadores” e “tacam pedra nas ideias”, quando achamos que os jurados não vão entender. Essas discussões filtram problemas que, às vezes, uma só pessoa não consegue ver. Assim a escola fica muito competitiva.

5- O que você e sua escola esperam das demais agremiações?

R: Desfiles que vão marcar a história da LIESV. Muitas escolas tradicionais estão de volta, como a Camarões e a Bandeirante que já ganharam o carnaval virtual, além de outras muito tradicionais. É muito legal ver escolas como a Tigres de Niterói e a Estrela do Amanhã de volta. Teremos escolas reais também desfilando, o que eleva o nível da disputa, além das estreantes e as novatas que já fizeram grandes desfiles e, com certeza o farão novamente, como a Ases e a Castelo, só para dar alguns exemplos. Nível alto e disputa acirrada é o que resume o que esperamos dos desfiles deste ano.

6- O que você e sua escola esperam quanto ao resultado do seu desfile?

R: Uma agremiação tradicional, campeã e com uma grande torcida não pode entrar pensando apenas em fazer um bom desfile. A Cupincha quer retornar ao Grupo Especial. Independente da classificação, subir é a nossa meta.

7- A sua escola está preparando alguma surpresa para o desfile?

R: Segredo. Mas o bom gosto das fantasias e alegorias, aliado a um bom samba, já não são mais segredo pra ninguém.

8- Por regulamento, você pode divulgar até cinco imagens do desfile da sua Escola nessa matéria, você gostaria de mostra algum? Se sim, quais e o que representam?

R: Vamos aguardar. Faltam poucas semanas para o desfile… Rsrsrs.

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS MATÉRIAS:

Sexta Feira 31/07 – Leões da Casa Verde (Grupo Especial)
Sábado 01/08 – Unidos da Vila Nhocuné (Grupo de Acesso)
Domingo 02/08 – Castelo (Grupo de Acesso)
Segunda Feira 03/08 – Floripa do Samba (Grupo Especial)
Terça Feira 04/08 – Sampario (Grupo de Acesso)
Quarta Feira 05/08 – Estrela do Amanhã (Grupo de Acesso)
Quinta Feira 06/08 – Cangaceiros (Grupo Especial)

Comentários do Facebook