Mostrando o outro lado da história, com a persistência e resistência do povo negro na luta pela liberdade, Falcões da Fiel promete emoção no desfile.

Estreando na LIESV, a Falcões da Fiel trará um enredo crítico, contando o outro lado da história na luta pelo fim da escravidão, mostrando que foi graças a persistência e resistência do povo negro que conseguiu-se a liberdade. O presidente Erick Borges conversou conosco e contou da expectativa da escola para esse desfile e mostrou um desenho que irá para pista.

Ainda não ouviu o samba enredo da Falcões da Fiel? Ouça já, e se já ouviu, ouça de novo!

1- O que sua escola irá apresentar na passarela Virtual, quais serão os pontos altos do desfile dela?

R: Vamos apresentar a história do processo de abolição da escravidão no Brasil, numa versão completamente diferente da qual já conhecemos. Como pontos altos do desfile, destacamos o que será apresentado no carro abre-alas; a forte crítica social que o nosso 4° setor apresenta; e o último carro do desfile que traz muita emoção.

2- O que sua escola irá contar no seu enredo de 2020?

R: Nossa agremiação vem com o enredo “Nas Garras do Falcão, a Libertação do trabalho Escravo no Brasil” e, com isso, temos o dever de mostrar outro lado da História do Brasil, pois estamos acostumados a ouvir e reproduzir que a abolição foi esforço do homem branco, mas não foi bem assim. Isso aconteceu graças à resistência e persistência do povo negro, escravizado! É isso que vamos apresentar na passarela do samba com muito orgulho, crítica e emoção.

3- Como sua escola trabalhou para desenvolver o desfile deste ano?

R: Por ser uma estreia da Falcões da Fiel, escola recém fundada, obtivemos algumas dificuldades, como na gravação do samba, por exemplo, mas esses obstáculos foram quebrados, pois dizem respeito a adaptação, o que é comum. Claro que tudo isso foi superado com o apoio e orientações da LIESV, que sempre nos atendeu de forma muito eficaz. Com relação a outras questões, trabalhamos de forma tranquila, com uma equipe pequena, mas com muito foco e empenho.

4- Conte um pouco sobre a história da sua escola e como é o funcionamento diário dela?

R: Nossa escola é inspirada na Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida, pois sempre a admiramos e, isso somado ao amor pelo carnaval, levou a fundação da Falcões da Fiel, tendo em vista o belo projeto que é o carnaval virtual. Quanto ao funcionamento, cada intregante da nossa equipe tem outras ocupações particulares, mas todos tem em sua agenda um horário para trabalhar pela Falcões da Fiel, não por acaso, vamos apresentar um carnaval grande em nossa estreia, com 5 setores.

5- O que você e sua escola esperam das demais agremiações?

R: Acreditamos que todos, assim como nós, estão fazendo este trabalho por amor ao carnaval e para mostrar seus belos talentos, isso só enriquece e nos proporciona bons frutos. Mediante isso, nossa escola espera das demais agremiações grandes espetáculos.

6- O que você e sua escola esperam quanto ao resultado do seu desfile?

R: Para nós, nosso maior resultado, independente da classificação, é colocar nossa escola completa na avenida. Quanto ao resultado final, claro, todos querem boas posições e nós não somos diferentes, mas nós vamos nos considerar vitoriosos no sábado, dia 15/08, quando da Falcões da Fiel entrar na passarela, esse é o resultado que mais almejamos.

7- A sua escola está preparando alguma surpresa para o desfile?

R: Talvez! Algumas de nossas alegorias vêm com um detalhe que, talvez, possa ser um diferencial.

8- Por regulamento, você pode divulgar até cinco imagens do desfile da sua Escola nessa matéria, você gostaria de mostra algum? Se sim, quais e o que representam?

Ala “Pra Onde Ir?”: após a abolição, os ex-escravos não tinham pra onde ir e foram condenados ao abandono social, é essa crítica que faz esta ala.

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS MATÉRIAS:

Sábado 08/08 – Barra Funda (Grupo de Acesso)
Domingo 09/08 – Camarões dos Pampas (Grupo de Acesso)
Segunda 10/08 – Mocidade Curitibana e Bandeirante da Folia (Grupo de Acesso)
Terça Feira 11/08 – Patriarcas e Guerreiros do Leão (Grupo de Acesso)

Comentários do Facebook