Entrevistas 2019: Com “volta às raízes”, Paraíso da Folia homenageará o Movimento Armorial

Continuando a série de entrevistas, agora falaremos da Paraíso da Folia. A escola de João Pessoa busca o retorno às suas raízes nordestinas para conquistar o título inédito no Grupo Especial. Em 2019, a escola homenageará o Movimento Armorial. Confira a entrevista

Qual é o projeto da escola de samba para o carnaval de 2019?

Nosso enredo tem como enfoque principal o Movimento Armorial e sua importância dentro da formação da cultura popular brasileira. Vamos abordar desde as influências medievais até a consolidação do movimento e seu grande “mentor”, o escritor Ariano Suassuna.

O que levou a escola de samba aceitar esse projeto?

A necessidade de afirmação da cultura popular brasileira em especial uma cultura essencialmente nordestina. Em meio ao momento em que vive o Brasil, ressaltar grandes expoentes das artes e sua contribuição para a formação crítica e social do país é de fundamental importância.

Quais eram as ideias inicias de enredo para o carnaval 2019?

Desde o início, quando cheguei a Escola trabalhamos em torno da idéia de ressaltar o movimento armorial. O desenvolvimento do enredo foi sendo moldado de acordo com aquilo que nos traria o melhor retorno plástico. Mas todo o projeto, a proposta central sempre esteve focada na essência do movimento.

Qual foi a inspiração e o processo de desenvolvimento do enredo para o carnaval de 2019?

Quando se fala em movimento armorial logo vem em mente a figura de Ariano Suassuna. Sua obra, seus personagens, sua linha narrativa. As possibilidades são imensas. Com a ideia formalizada, a pesquisa girou sobre a obra de Ariano e aquilo que mais iria reforçar a ideia do movimento. Sendo assim, tudo o que irá passar pela passarela durante nosso desfile é extremamente fiel a proposta do movimento armorial e da cultura popular do nordeste.

O que podemos esperar da escola de samba para o carnaval 2019?

Um bonito desfile, sem sombra de dúvidas. Estamos trabalhando de forma incansável em uma integração muito bacana de todos os setores da agremiação. A Paraíso vem de grandes carnavais e nossa intenção é de melhorar sempre. Acredito que todos irão se surpreender com essa nova estética que a Escola irá apresentar e sem dúvida irá contribuir com o grande espetáculo que a LIESV irá proporcionar no Carnaval de 2019.

Pode nos adiantar algum desenho e nos falar o que representará no desfile?

Esse é o figurino da ala dos Violeiros. É a ala de abertura do nosso desfile e vem no setor que trata da cultura popular do nordeste. É a música de viola, a raiz do povo sertanejo, dos repentes.

Comentários do Facebook