Unidos da Vivência anuncia sua sinopse pro CAESV 2016

A Unidos da Vivência anunciou o seu enredo e sinopse para o seu desfile no Grupo de Avaliação em 2016. O título do enredo já diz o que a escola trará para a avenida virtual: O Barão Negro da Fazenda Veneza. Confira a logo do enredo, a sinopse e as regras do concurso de samba abaixo:

 

12233044_645299995612882_596593569_n

 

O BARÃO NEGRO DA FAZENDA VENEZA:

A escravidão não é algo novo, remonta a antiguidade: Grécia, Roma, Egito… No Brasil se fez presente desde o início da colonização, com os nativos índios e, em seguida, com o povo negro, trazido de África. No embalo de tumbeiros, o povo sofrido vinha singrando os mares, Presos em porões e expostos a todo tipo de enfermidades. Ao aportar em nosso solo, eram vendidos como mercadorias, trancafiados, acorrentados e forçados a trabalhar. No entanto, muitos negros conseguiram sua alforria antes mesmo da abolição da escravatura, trabalharam livre e remuneradamente nas mais diversas profissões e formaram famílias. Assim, uma nova classe social, a de negros forros, nasceu em nossa sociedade. Dessa classe, o mais bem sucedido, foi sem dúvida Francisco de Paulo Almeida, brasileiro nato, nascido em 11 de Janeiro de 1826 em Lagoa dourada.

Violinos fúnebres e melodiosos embalam funerais por toda a cidade. O negro ourives complementa sua renda como músico de enterros. Ainda vira tropeiro antes de finalmente ‘vencer’ na vida. Ao virar cafeicultor e obter êxito nas transações comerciais, adquire uma enorme fortuna e compra fazendas pelo Vale do Paraíba. A mais imponente é a Fazenda Veneza, de onde obtinha boa parte de seus lucros e onde se concentravam seus 200 escravos. Isso mesmo! Escravos! Um negro que tinha seu sustento baseado na exploração de seu próprio povo. Certo ou errado? Não cabe a ninguém julgar, eram outros tempos. Foi rico e bem sucedido que escolheu a bela e encantadora Brasília de Almeida para se casar e ser mãe de seus 11 filhos. Foi com quem viveu o grande amor de sua vida.

Comprou um imponente Palácio na cidade de Petrópolis, não deixando restar dúvidas de seu sucesso, foi também banqueiro e beneficente de casas santas. Às vésperas da abolição obteve seu tão sonhado título de nobreza, passando a ser o primeiro e único barão negro da história do Império brasileiro. Essa vida tão plural, de um brasileiro tão interessante é o que a Unidos da Vivência nos contará no Carnaval de 2016. Com muita garra e emoção, num enredo histórico e muito rico que nos demonstra a imensa pluralidade de nosso país. Avante vivência!

 

Instruções para Envio dos Sambas para o Concurso de Samba da escola:

*Você pode enviar quantos sambas quiser!
*O samba tem que estar em MP3
*O samba pode ser com fundo instrumental ou só com a voz do cantor (CAPELA)
*O samba deve ser enviado pro e-mail da escola: unidosdavivencia@gmail.com
*É obrigatório o envio da letra
*É obrigatório o envio dos “créditos”, deve conter o nome do autor do samba.

“Seu samba será avaliado e se aprovado, você será comunicado. Você pode enviar o samba até o dia 31/12/2015 ás 23:59.” afirmou Pedro Humberto, presidente da escola.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *