Presidente da Floripa do Samba lança livro e premia campeãs do Carnaval Virtual

O Presidente da Floripa do Samba, Christian Fonseca, lançou um livro baseado no seu trabalho de conclusão de curso intitulado como “DÁ PARA RIR, CHORAR E SONHAR – A Redemocratização do Brasil através dos sambas-enredo do Rio de Janeiro (década de 1980)” onde faz um paralelo entre alguns sambas de enredo do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na década de 1980 e a sociedade ao seu redor. Confira o resumo da obra abaixo.

“O presente livro é resultado do trabalho de conclusão de curso de Christian Fonseca, em História, no ano de 2017. A obra visa compreender como os sambas de enredo do Grupo Especial do carnaval carioca, entre 1980 a 1990, acionaram aspectos do passado e projetavam uma expectativa de futuro para a sociedade brasileira. Os sambas enredos analisados pertencem às agremiações da periferia da Zona Norte do Rio de Janeiro, que, imersas no cenário político, expressam seus sofrimentos, lamentos, dificuldades, reivindicações e projeções através dos desfiles das escolas de samba. Não alheias às questões políticas que estavam postas, as escolas de samba Caprichosos de Pilares, Imperatriz Leopoldinense, Império Serrano, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Unidos do Cabuçu e Unidos da Tijuca levaram para a Marquês de Sapucaí as suas projeções de futuro, pleiteando questões básicas para a sobrevivência da sociedade.

Categorias: Popular, História E Crítica, Composição, Música, Entretenimento, Educação”

Christian, que vai premiar a campeã de cada grupo do Carnaval Virtual com um exemplar, nos conta como surgiu a ideia do livro e também da premiação para as co-irmãs.

“Eu aproveitei o TCC para compor esse livro. Para que possamos compreender que as escolas de samba não estavam alheias aos processos políticos e econômicos do Brasil. Elas produzem leituras, e isso que busquei encontrar. Há muito tempo faço parte da LIESV, e senti que seria uma forma carinhosa de retribuir todo apoio que me deram ao longo desses 8 anos. Espero que possam desfrutar desse livro.”

Quem quiser adquirir a obra, pode acessar o site Clube de Autores e realizar a comprar. Existem as versões impressa e ebook.

O vice-presidente administrativo da LIESV, Murilo Sousa, comentou a iniciativa da premiação:

“É sempre muito gratificante pra gente ver nossos amigos crescerem profissionalmente. Ainda mais um cara como o Christian que há muito tempo faz parte de nosso convívio e é sempre muito prestativo e ativo nas decisões da liga. Ficamos imensamente agradecidos pela cortesia dele e desejamos muito mais sucesso a ele.”

 

+ Confira o Resultado Final, o Mapa de Notas e todos os Desfiles do Grupo de Acesso B

+ Confira o Resultado Final, o Mapa de Notas e todos os Desfiles do Grupo de Acesso A

 

No próximo domingo 26/08, teremos a apuração do Grupo Especial a partir das 20h em LIVE no nosso Facebook.

 

+ Baixe já o CDs com os Sambas do Carnaval Virtual 2018

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook. Entre no nosso Chat do WhatsApp.




Comentários do Facebook