“O maior desfile da Altaneiros de toda sua história” – Altaneiros do Samba promete um carnaval polêmico falando sobre Cuba!

Gratidão, Gratidão, Gratidão  #altaneirosdosamba2017

Vice-campeã do Grupo Especial em 2016, a Altaneiros do Samba surge em 2017 com o enredo sobre Cuba, “A Rebelde Ilha da Liberdade”. A agremiação será a quarta escola a desfilar na Sexta de Carnaval Virtual! Pra aguçar nossa curiosidade, o carnavalesco Júlio Cesar Rosolen cedeu uma entrevista para o portal onde contou um pouquinho do que iremos ver de Altaneiros em dois dias.

 

– Para começar, me conta: qual é o projeto da Altaneiros para o Carnaval 2017?
Júlio: O projeto da Altaneiros é realizar o seu maior carnaval de toda sua história. Iremos pisar na avenida grandiosa em uma quantidade de elementos (alas, carros e fantasia) só que além da grandiosidade iremos primar nos detalhes. É isso que faz toda a diferença no resultado final.

– Você está há quantos anos à frente da Altaneiros como carnavalesco e enredista?
Júlio: Será o meu terceiro carnaval na Altaneiros. Mas no carnaval virtual estou desde 2013 quando assinei dois Carnavais na Acadêmicos do Morumbi no antigo Caesv. Onde aprendi muito e continuo aprendendo na Liesv a fazer Carnaval. E a cada ano que passa o nível fica mais alto. Esse ano fui jurado na Liesv no grupo B e fiquei passado com o nível das escolas.

– A Altaneiros vem numa crescente, em 2013 não desfilou, em 2014 conquistou uma vaga para o Acesso A, em 2015 foi vice-campeã do Acesso e em 2016, vice-campeã do Especial. A escola se sente pressionada para brigar pelo campeonato? Me conta como está o espírito da escola para o carnaval 2017.
Júlio: Estamos todos ansiosos com o desfile desse ano. Essa crescente de bons resultados é um estímulo muito bom para toda equipe. A responsabilidade aumenta e muito. Podemos também relatar além da questão do resultado outra importante questão existe, a tradição de fazer bonito na avenida e manter a escola sempre entre as primeiras colocadas. Não deixando de almejar a tão sonhada primeira estrela no pavilhão da Altaneiros.

Figura 1 – Barracão da Altaneiros (parte 1)

– O enredo 2017 da Altaneiros é “A Rebelde Ilha da Liberdade”, falando sobre Cuba. Como é que foi desenvolver esse enredo e do que exatamente ele vai falar?
Júlio: Polêmica! (Risos). Falar sobre Cuba na atual situação em que a bipolaridade brasileira está em níveis alarmantes de ignorância e intolerância…. Digamos que foi um ato ousado por minha parte e por parte do presidente Cecel. A ideia não era fazer esse enredo. Seria um enredo ecológico. Mas no dia que o Fidel morreu eu e o Cecel ficamos horas conversando sobre mudar de tema e falar sobre Cuba. De início a ideia era homenagear Fidel Castro, somente a vida dele. Mas durante a pesquisa vi que quanta coisa bacana poderia ser contada na avenida falando não só do Fidel e sim da história do país. (…). Vamos falar de Cuba desde seu descobrimento até os dias atuais. (Risos)

– Houveram dificuldades durante o desenvolvimento deste carnaval?
Júlio: Foi difícil…, mas não foi impossível. Durante o processo de pesquisa, fiquei focado na veracidade dos fatos para não falar bobagem na avenida. É um enredo muito sério, durante a pesquisa fiquei chocado com muitas coisas que li. E o pior que o Brasil nem imagina o que vem pela frente na atual conjuntura da situação política e social. Também tivemos dificuldades na parte musical. Recebemos poucos sambas. E quero dar gratidão aos compositores, pois fomos abençoados pelo nosso samba enredo. Maravilhoso!

– A Altaneiros é a quarta escola da Sexta-feira do Especial. Como a escola se sente com essa posição de desfile? Era o esperado pela escola?
Júlio: Essa posição foi escolhida por nós pelo fato de estar bem no meio do desfile. É igual no carnaval real, aquele momento no meio da festa onde o clima está mais solto (risos). Todo mundo animado, alegria! Coisas de Carnaval!

– O que podemos esperar de Altaneiros na avenida no carnaval 2017?

Figura 2 – Barracão da Altaneiros (parte 2)

Júlio: O melhor desfile da Altaneiros de toda sua história.  Quero dar gratidão a essa escola de samba que me ensina a cada Carnaval crescer como carnavalesco. Uma escola com tradição no Carnaval Virtual desde 2005. Ano passado fomos agraciados pelo vice-campeonato.  Graças a muito esforço do Presidente Cecel, Rafael Collaço diretor de arte, Evandro nosso intérprete e gostaria de agradecer a todos nossos fãs que curtem a escola. Altaneiros teve também a honra de participar do Prêmio Estrelas do Carnaval 2017 na quadra da Sociedade Rosas de Ouro, fato incrível que aconteceu! Receber esse prêmio com todas escolas de samba do Carnaval real presentes, numa quadra lotada e ao mesmo tempo divulgar o trabalho da Liga Virtual. Foi incrível! Gratidão Altaneiros, Gratidão Cecel, Gratidão a todos da escola e torcem pela escola. Gratidão a todos da Liesv pois a responsabilidade de colocar o Carnaval Virtual é imensa. Gratidão, Gratidão, Gratidão  #altaneirosdosamba2017

 

A Altaneiros do Samba é a quarta escola a desfilar nessa sexta dia 25/08. Confira aqui a sinopse da agremiação.

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook.




Comentários do Facebook