“Não estaremos a passeio, vamos entrar para buscar o título”, diz Hyder Oliveira, presidente da X-9 Carioca.

Em entrevista exclusiva para o portal, Hyder falou sobre o projeto que a agremiação levará para a passarela João Jorge Trinta em 2017.

 

Faltando menos de um mês para o maior espetáculo da tela, a LIESV inicia uma série de matérias com as escolas de samba em pré-carnaval para conhecer um pouco mais do que estão preparando para o Carnaval 2017, um marco de 15 anos de carnaval virtual. Com o enredo “Alô, Alô Teresinha, é um barato a X9 e o Chacrinha” a escola de Madureira vai cantar José Abelardo Barbosa numa honrosa homenagem ao primeiro e maior comunicador de rádio e televisão do Brasil.

Amargando um 8º lugar no Carnaval 2016, o presidente da verde, vermelho e branco, Hyder Oliveira, conversou com Gabriel Gregório sobre suas expectativas e esmiuçou sobre o que veremos na avenida.

 

  • Qual é o projeto que a X-9 vai levar esse ano para a avenida?

“Vamos ter a honra e a imensa responsabilidade de levar para o desfile o legado de Abelardo Barbosa, o Chacrinha. O que existia por trás daquele homem tímido, que trazia no apelido o local do início do seu trabalho, ele começou fazendo apresentações de rádio em uma pequena chácara, uma “chacrinha”, descobrindo seus dons para a comunicação […] inovou com as belas assistentes de palco, […] descobriu talentos, gongou outros, fez rir, chorou, jogou bacalhau, tocou buzina, foi líder no IBOPE e consagrou jurados”.

  • Eu imagino a honra que deve ser para escola falar sobre essa figura icônica. O que levou a X-9 aceitar esse projeto? Houveram outras ideias de enredo?

“Sim. Temos uma diretoria em que cada um tem muita liberdade para expor suas sugestões. Meu voto como presidente tem o mesmo peso dos demais membros. Houve um monte de sugestões. Pensamos em enredos abstratos, também pensamos nos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida… mas prevaleceu a sugestão do nosso carnavalesco, que agradou a todos. O que levou foi o desafio de mostrar o Chacrinha que nem todos conhecem, o Abelardo, com sua fé e sua particularidade”.

  • A X-9 enfrentou problemas no carnaval 2016 que a fez ficar em último lugar. A escola adotou alguma estratégia para esse ano?

“Olha… foi realmente lamentável o que aconteceu ano passado. Uma fatalidade do nosso carnavalesco. Nas prévias, nos colocavam como favoritos por ter um conjunto de fantasias incrível. Mas infelizmente, na hora de mandar o trabalho para o desfile, caiu um líquido que manchou e destruiu metade do nosso desfile. Ele chorou muito, mas já tava feito. A estratégia é ter toda a atenção e foco até terminar a apresentação”.

  • Agora, a X9 é a quinta escola a desfilar no Sábado do Acesso A. Era a posição almejada pela escola? Mudaram alguma coisa no projeto pela posição de desfile?

“Eu gostei muito. No carnaval do ano passado, nós encerramos e foi muito triste esperar tanto para ver algo que estava fora da nossa vontade. Sinto que o enredo é bom, o samba é magistral e o carnavalesco é muito competente. Temos totais condições de brigar firme”

  • Você acha que a ordem de desfile pode alterar o resultado?

    Detalhe de uma fantasia no barracão. Foto: Fernando Nunes/Reprodução digital

“É sempre difícil avaliar. Creio que o julgamento na LIESV é bem diferente do que vemos no carnaval real, em que a primeira a desfilar sofre muito. Penso que há uma comparação natural e até inevitável de uma agremiação para a outra. Mas escola que quer ser campeã tem que estar preparada para um desfile impecável em qualquer posição”.

  • Ainda sobre o Carnaval 2017, a escola teve dificuldades durante o processo? Como foi/está sendo desenvolver Chacrinha?

“Não tenho do que me queixar. Creio que tudo está dentro do previsto, nosso samba veio de uma ótima eliminatória e nosso carnavalesco está fazendo um trabalho muito promissor”.

  • Para terminar, o que podemos esperar da X9 Carioca nesse carnaval?

“Podem esperar um desfile divertido, luxuoso, com um enredo tecnicamente bem arquitetado e um samba que vai cair no gosto do público. Não estaremos a passeio, vamos entrar para buscar o título”.

 

Agradecida, a escola espera poder fazer o melhor desfile para a comunidade virtual. A agremiação será a quinta escola a desfilar no sábado do Acesso A, dia 19 de agosto.

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook.




Comentários do Facebook