Guerreiros invade o Nordeste e promete um desfile diferente do passado

“Fazemos por PRAZER e AMOR ao Carnaval”

Seguindo com a nossa série de entrevistas, o nosso repórter Érick Silva conversou com Lucas Soriano, presidente e carnavalesco da Guerreiros Beija-Flor, sobre o que a agremiação promete trazer para a avenida virtual nesse carnaval. Com o enredo “Sou Cabra da Peste, Filho do meu Nordeste”, a escola promete um desfile diferente do passado, mas garante a permanência das alegorias-maquetes, marca da escola. Confira:

 

Qual o projeto que a Guerreiros Beija-Flor busca apresentar no Carnaval 2017?
Bem, acreditamos que o povo Nordestino, precisa ser ouvido, visto, e mais do que tudo, respeitado. A proposta da Guerreiros é justamente essa, enaltecer a cultura da Região Nordeste, logo o Nordestino. E é de grande responsabilidade, pois estamos falando do berço de nossa história. De uma região riquíssima em cultura (arte, gastronomia, religião, crendices, folclore, festas), sem contar os artistas que já marcaram e continuam com o seu legado e arte pelo nosso Brasil e mundo a fora. Estamos falando de um povo guerreiro, que esmorece, mas não padece, que tem esperança e busca sempre vencer. Nosso projeto é esse, fazer uma grande homenagem a esse povo ARRETADO e ABENÇOADO. (risos)

O que levou a escola a aceitar esse desafio de falar sobre o povo nordestino?
A admiração por eles, digo isso sem dúvida. Acho que a grande maioria, se não a maioria de profissionais ligados a essa parte de execução no carnaval, seja real ou virtual, sem ou com pretensões virtuais tanto quanto reais ou vice-versa (risos), tem ideias constantes de propostas de enredo, daí vamos só engavetando pra quem sabe lá um dia, por em prática. Então, estava de serviço certo dia, andado pra e pra cá e me mantendo atento… (risos) pensei, juntei umas coisas e disse “É esse!” (risos) Mandei a proposta para o Fernando Constâncio, nosso diretor de carnaval e então começamos o projeto.

Durante a pesquisa do enredo, surgiram outras ideias? Elas poderão ser aproveitadas no futuro?
Como eu disse anteriormente, constantemente surgem ideias, o cérebro não para e fica em atividade direto, difícil é coordenar isso tudo (risos). Porém não foram suficientes para mudarmos a então já escolhida para o presente ano. Era Nordeste, e isso era certo. Agora devo confessar, há 3 meses atrás eu já venho pretendendo um enredo para o próximo ano e, modéstia parte falando é muito bacana! Mas é aquilo…um passo de cada vez e foco, sem não as coisas desandam e claro, essa nunca foi ou será a intenção!!!

Conte-nos a inspiração para desenvolver o enredo sobre o Nordeste
Olha, acredito que tenha sido a fé desse povo. Sua maneira de superar as adversidades. É um povo muito lindo, simples, festeiro, inteligente, alegre, criativo, batalhador e, é claro, sempre Guerreiro!

Sobre o samba, o que ele simboliza para o enredo e para o desfile que a escola quer proporcionar?
Bom, o caminho que nos levou a uma junção de dois sambas do nosso concurso foi justamente que uma obra completasse a outra, de tal forma que em nosso samba pudéssemos cantar um pouco de todo o Nordeste! Bem, (risos) ele ficou grande!! Muito grande! Era de se esperar, né?! Porém, é um samba que gostamos e eu espero que nossa galera virtual também o curta e cante junte conosco. Gostaria até de aproveitar essa oportunidade, e me desculpar com todos, sim, quanto ao samba que foi para o CD, pois tivemos alguns imprevistos chatos que não conseguimos colocá-lo da forma como terão acesso em nosso ao vivo no desfile da Guerreiros.

Ano passado a Guerreiros inovou ao trazer alegorias feitas em maquetes. Isso se repetirá esse ano?
Sim! Claro! Continuaremos com a mesma ideia de nossos últimos projetos alegóricos.

Como foi o processo de desenvolvimento do desfile?
Oxê! Foi bastante cansativo viu?! (risos) Noites trocadas pelo dia, frustrações, dúvidas, corpo esgotado, má alimentação, acredite, mas também muitas conquistas e resultados incríveis! Tudo muito prazeroso!!! E, acredito que o maior problema durante todo esse desenvolvimento, foi a verba. Citadas acima, as nossas alegorias geram umas despesas um pouco pesadas, como outros custos como o estúdio, desenhos, edições, tudo vai gerando despesas e, bem, por diversos momentos tivemos que por o pé no chão e abrir mão de algumas coisas. Por muitas vezes tive que recriar uma ideia já formada, por outra à condição da Guerreiros, por alguns momentos foi até frustrante isso, mas não é que ficou melhor do que eu poderia esperar?! E assim fomos montando a Guerreiros para esse ano, aos trancos e barrancos, recriando, reinventando, pedindo a Deus força, sabedoria e coragem e acreditando na luz que nos era concedida a cada passo. E assim ele foi e continua nos honrando e abençoando nesse projeto o qual durante todos esses meses não nos faltaram ajuda de familiares e amigos. Estamos já na fase de montagem e, seja o que Deus quiser!

O que podemos esperar da Guerreiros Beija-Flor para 2017?
Hum…(risos) Esperem tudo, menos uma Guerreiros como a de 2016! Aguardem Guerreiros!!!

Gostaria de deixar algumas declarações finais?
Sim! Na verdade, gostaria de fazer é um convite, pode ser?! (Então vamos lá, filma aqui-risos-brincadeiras meu querido!) Então galera, estamos se aproximando de nossos desfiles, resultado de meses cansativos mas muito prazerosos de trabalho. E por se falar em prazer, isso daqui acontece por dois motivos simples: PRAZER e AMOR ao carnaval. Com isso, queria convidar a todos que estão tendo acesso a essa entrevista, a participar juntamente com toda a Família LIESV, desses dias de Folia Virtual que com certeza posso promete-los que serão muito coloridos, alegres, criativos e com muito enredo pra lá de bom! Não tenham dúvidas que isso daqui só acontece por que amamos o que fazemos, como também por que existem pessoas como vocês que compartilham dessa nossa brincadeira e principalmente por que acreditam em muitos de nós. Está chegando e, enquanto isso, mantenham-se online em nossas plataformas curtindo, decorando e sambando, sambas-enredos incríveis que criamos pra vocês e, continuem ligados, tem muitas entrevistas boa vindo por ai, visse?!? Um grande abraço!

 

A Guerreiros Beija-Flor é a penúltima escola a desfilar no sábado dia 19/08. Confira aqui a sinopse da agremiação.

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook.




Comentários do Facebook