G.R.E.S.V Paraíso da Folia lança sua sinopse para o Carnaval Virtual 2019

A Paraíso da Folia divulga sua sinopse e logomarca oficial do enredo de 2019 para a disputa do Grupo Especial da LIESV. A azul e branco da Paraíba apresentará o enredo “Movimento Armorial – Um Tributo aos Mestres e a Arte Popular” de autoria de Sergio Razera. 

Sergio nos contou sobre o desfile da escola:  “A expectativa é a melhor possível, haja visto que desde o primeiro contato sempre me senti muito a vontade para tratar dos assuntos relacionados ao Carnaval da agremiação e mesmo no convívio com os demais integrantes. O presidente João Salles sempre foi muito atencioso e desde o início demonstrou o interesse em contar com meu trabalho e em dar condições para que o mesmo seja realizado de maneira satisfatória. É um enredo com grande teor cultural e com elementos que valorizam a cultura regional do nordeste brasileiro e traz ao grande público a influência da cultura medieval na consolidação e crescimento da chamada arte armorial. Claro que não se pode elucidar o movimento armorial sem citar seu maior expoente que é o escritor Ariano Suassuna. Então traremos uma síntese de todos os elementos que compõe esse movimento e iremos culminar com a obra de Suassuna, com uma grande homenagem ao escritor a um momento de coroação de um movimento tipicamente brasileiro e de enorme relevância para a nossa cultura. No que diz respeito a plasticidade, teremos um desfile que segue a linha que venho trabalhando na LIESV em quase 10 anos de Carnaval Virtual. Será uma Escola muito bem vestida, com figurinos luxuosos, extremamente detalhados, marcando as cores da agremiação e com fácil identificação. Vamos apresentar alegorias que irão se destacar pela riqueza de detalhes. Acredito que no geral, a Paraíso da Folia vai se destacar por um conjunto muito equilibrado. Estamos trabalhando a todo vapor e já temos vários figurinos e alegorias apenas por finalizar. Essa antecedência nos dá tranquilidade para entregar um produto final de qualidade e sem sustos no que diz respeito a datas e prazos.”

Roni Menezes, designer da escola, também conversou com a gente: “Pra mim está sendo incrível! É o ano de estreia trabalhando com o Carnaval Virtual e é algo bem diferente do que estou habituado, é outro tipo de trabalho, um outro segmento e com isso, a pressão só aumenta! Já conhecia o Carnaval Virtual e acompanhava os trabalhos e as escolas, mas agora acompanhando de perto, é uma emoção sem igual. O logotipo do enredo foi feito em parceria com um grande amigo, o Caio Souza, que já executou esse trabalho diversas vezes na Paraíso da Folia e a pesquisa foi bem longa, para produzirmos algo com qualidade, já que com esse enredo incrível, não poderia sair algo meia boca. Contando sempre com os pitacos do presidente João Salles e do nosso carnavalesco Sergio Razera, espero que tenhamos feito um trabalho digno e que vocês gostem bastante do que verão.”

 


Confira abaixo a sinopse na íntegra.

Movimento Armorial – Um Tributo aos Mestres e a Arte Popular

Uma missão em forma de arte: exaltar e preservar toda a cultura popular do nordeste do Brasil.

Missão idealizada por grandes mestres da nossa cultura, sejam escritores, pintores, romanceiros e, claro, o povo.

E essa cultura ficou marcada quando o cirandeiro entrou na roda, quando o romanceiro declamou seus poemas, quando a literatura de cordel retratou a vida do valente cabra da peste, quando a xilogravura ganhou forma pelas mãos dos mais humildes artistas.

O ideal de preservar ganhou uma metáfora ocidental. O movimento armorial em traços europeus. Uma luta estaria travada contra aqueles que desejavam destruir os elementos que formaram o nosso povo. Bandeiras, brasões, estandartes, castelos… É tempo de um universo medieval. É a defesa contra aqueles desejam nos ocultar.

Personagens do nosso folclore se tornam reais. São guardiões mágicos e encantados. Um palco é formado e ao ar livre, a expressão se revela fascinante. O teatro de rua, inspirado na comédia dell’arte, desta vez, tem seus heróis nordestinos… É Lampião e Maria Bonita em uma linda história de amor, misturados ao piano clássico. Parece loucura, né?

Loucura idealizada por Ariano Suassuna. Idealizador, mestre, romanceiro, escritor e, principalmente, um orgulhoso nordestino brasileiro. Foram seus ideais que reacenderam a chama da cultura de um povo. Fiéis seguidores seguiram seus passos e seus sonhos. O Auto da Compadecida, O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta estarão presentes… Sejam nos versos, nas formas e na cultura. É o movimento armorial, defensor do Brasil.

Pernambuco se enfeita de cores, magia, fitas, vendedores, fantasias… Um grande carnaval a céu aberto pra exaltar aqueles que tanto lutaram… Esse é o Brasil de todos, como dizem por aí… É o Brasil que deveria ser explorado e disseminado… Inspirado na sua missão, o Paraíso da Folia segue a sua missão… Defender a cultura do Brasil.

 

Regras para Concurso de Samba:

– Os sambas deverão ser enviados até dia 12 pro email debrea_jsn@hotmail.com ou pro whats 83987066836

 

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook. Entre no nosso Chat do WhatsApp.


Comentários do Facebook