Formimanga do C.A.M. é a última escola do Grupo de Acesso A a divulgar seu enredo. Confira!

Fazendo sua estreia no Grupo de Acesso A da LIESV, a Formimanga do C.A.M. aposta num enredo de autoria de César Maia, carnavalesco da co-irmã Cupincha de Campo Grande, a atual Campeã da LIESV! O enredo de 2017 da Formimanga irá falar do bairro de Bangu no Rio de Janeiro!

 

G.R.E.S.V. FORMIMANGA DO C.A.M.

ENREDO: “BANGU É MUITO MAIS QUE CALOR…”

CARNAVAL 2017

Sinopse

Quem disse que Bangu é só calor? “Bangu é muito mais que calor…” É história e tradição!

Em 1840, Manuel de Barcelos Domingos ganhou de presente a Fazenda Bangu, que era na verdade uma sesmaria. Surge então um povoado e um engenho, conhecido como Engenho da Serra, embrião de um dos bairros mais quentes do Rio de Janeiro: Bangu.

Mas o desenvolvimento veio muito depois, já no século XIX, com a fábrica de Tecidos Bangu. Por essa época, uma grande via de transporte foi muito importante, a Estrada Real de Santa Cruz, que ligava as sesmarias da
região ao centro da cidade. A fábrica de tecidos trouxe muitos ingleses para Bangu e fez com que a arquitetura das construções ganhasse aspectos londrinos.

O comércio passa a crescer e surge a malha ferroviária que faz com que os moradores da região possam trabalhar em outros bairros, como Santa Cruz e Campo Grande.

O bairro cresce e surgem opções culturais como o Grupo Carnavalesco Flor de Lira e a Sociedade Cultural Cassino Bangu. Um grande patrimônio do bairro também nasceu por esses tempos, paixão de muitos banguenses, o Bangu Athletic Club, o alvi-rubro da Zona Oeste, criação de operários  ingleses da fábrica de tecidos e que possui dos campeonatos cariocas e um vice-campeonato brasileiro e que tem o hino composto pelo célebre Lamartine Babo.

O bairro também é celeiro de bambas. Vizinho de Padre Miguel, terra das tradicionais Mocidade Independente e Unidos de Padre Miguel, o samba corre na veia dos moradores do bairro. Nas favelas o samba pega fogo com a Unidos de Bangu, maior escola de samba do bairro, expoente da região.

Enfim, o bairro de Bangu é um lugar maravilhoso, famoso no país inteiro, em parte pelo futebol, pelos presídios e principalmente pelo forte calor.

Viva Bangu! 45 graus de pura emoção! O Gongolo Formimanga faz a festa na terra do calor!

 

Regras do concurso de samba-enredo:

– Podem ser enviados quantos sambas quiserem, em solo ou em parceria;
– Os sambas-enredo podem ser gravados com ou sem bateria;
– O áudio deve ser enviado em formato mp3 e a letra em Word;
– As obras devem ser enviadas para maiacamm@yahoo.com.br, cesarmaia99@hotmail.com e robertoeandrea@yahoo.com.br;
– O prazo para recebimento se expira no dia 5 de março de 2017 (domingo) às 23h59.

 

 

Comentários do Facebook