ENTREVISTAS 2019: Castelo busca em Oxum a força para ganhar o Acesso B

Continuando a nossa série de entrevistas, hoje nós vamos conhecer a Castelo, escola que desfila na LIESV pelo segundo ano. Em 2019, a escola falará sobre Oxum. Confira a entrevista do presidente Danilo Santiago:

1- Qual projeto da Escola de Samba para o Carnaval 2019?

O projeto da Castelo é oxum; Iremos contar a trajetória dessa Princesa Guerreira, herdeira do Orun e do Ayê, Senhora das águas doces, rios e cachoeiras.

Que o Oxum derrame sobre nós todo o seu Axé.

Quando falamos de Orixás a curiosidade sempre é, vocês são macumbeiros? Não, somos pesquisadores, curiosos, procurando uma boa história para contar.

A cultura Negra e a fé, envolvidas com a religião estarão presentes em nosso desfile.

2- O que levou a escola de samba aceitar esse projeto?

Estava pesquisando sobre a cor Rosa, e o que poderíamos usar sobre isso para desenvolver um enredo para 2019 que tivesse a cara da Castelo. Nas pesquisas apareceram que a Energia que emana de Oxum é Rosa. Essa cor representa a nossa Escola e o carinho, o afeto e a amizade, está cor é utilizada nas oferendas para fazer a conexão com a divindade interior que vive em cada um de nós e para desenvolver o sentimento de amor próprio, passividade e humildade. Também usado nos rituais em que é preciso o perdão para reconhecer os erros do passado. E é vestido de Rosa que a Castelo propagará na avenida a energia Maior de Oxum.

3- Quais eram as idéias iniciais do enredo para o carnaval 2019?

A ideia Inicial para 2019 era um tema que será desenvolvido em 2021. Não podemos falar dele ainda, porque o projeto ficou engavetado e será usado daqui 2 anos. É algo sobre um ditado Africano.

4- Qual foi a inspiração e o processo de desenvolvimento do enredo  para o carnaval de  2019?

A inspiração foi totalmente Africana no tema escolhido, e respeitando as crenças, religião, e estudo histórico e cultural.

Trazemos Oxum, a Princesa e a Divindade Orixá.

5-  O que podemos esperar da escola de samba para o carnaval de 2019?

Um grande Show na passarela. Adepto ou não da religião não fará diferença, pois a Castelo será encherá os olhos de seus expectadores, temos a certeza de um grande espetáculo na passarela. Estamos totalmente felizes e realizados com nosso projeto, fizemos o melhor. E independente de resultados temos a certeza de que fizemos a nossa parte para o grande público da JJ30. Abriremos o carnaval 2019 com chave de Ouro – Lembrando que Oxum é a Senhora do Ouro e da Riqueza, temos a esperança de um possível brilho estrelar em nosso pavilhão.

Pode nos adiantar algum desenho e nos falar o que representará no desfile?

Ala a Energia cor de Rosa do meu Pavilhão

7- Considerações finais.

O Bailar das Águas anunciou… do ventre de Yemanjá a luz brilhou, e a preferida de Oxalá é a mais Bela, que a Castelo, reverência nessa tela virtual.

A Deusa das águas doces, rios e cachoeiras, em teus pés eu vou ofertar, Ebós, Omolokum, Jóias e Flores – a te perfumar, e o abebê pra se admirar, dourado como as cores do Sol a te iluminar.

Ora Yê Yê Ô, Mamãe Oxum!

A Castelo irá abrir os desfiles na sexta pelo Grupo de Acesso B.  Confira aqui a sinopse da agremiação.

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *