De volta à LIESV, Patriarcas falará dos reis em 2020

A Patriarcas está de volta à LIESV. A escola, que estreou em 2018 e passou por um 2019 sabático, volta em 2020 falando sobre os reis. Confira as palavras do presidente, carnavalesco e intérprete Marcus Vinicius:

“1 escolhemos esse enredo pois tem uma abrangência muito grande, varias personalidades bem conhecidas, Acredito que o público vai gostar bastante e tem uma fácil assimilação das alegorias e fantasias etc…

2 O enredo não tem uma ordem cronológica dos fatos, será um grande desfiles de reis, vamos colocar eles na passarela junto com os sambistas e o espetáculo vai acontecer kkk

3 em 2018 a escola teve problemas principalmente pela falta de experiência, e por não desfilar no ano de 2019, deixou uma vontade a mais pra fazer um grande desfile nesse carnaval

4 será feito por sistema de eliminatórias, da maneira tradicional, achamos que assim é a melhor forma de escolher um grande samba

5 os telespectadores podem esperar uma escola bonita, organizada e querendo brigar pelo acesso

6 A escola é mais uma que vai brigar pelo acesso com unhas e dentes com várias outras, vemos tbm que pela quantidade de escolas no Grupo de acesso incomoda bastante a realidade de títulos, pois temos escolas muito profissionais no Grupo e outras novatas, o que prioriza o nivelamento das escolas, mas vamos de cabeça erguida.”

Confira a logo e a sinopse da escola:

Título do Enredo 2020 *
“Se a voz do povo é a voz de Deus: então, sou rei”

Olá somos o G.R.C.E.S.V. Patriarcas nós escolhemos alguns personagens da historia que ficaram conhecidos como grandes reis e iremos contar suas histórias, reais ou fictícias mostrando suas lições de vitorias e também em seus fracassos. Nos acompanhe e nos permitam embarcar nessa historia, afinal se a voz do povo é a voz de Deus: então, também somos Reis.

.Observação: O enredo não segue uma ordem cronológica,entre os assuntos e pessoas reais ou fictícias aqui abordados.

1° setor: OS GRANDES REIS
Zumbi dos palmares, O REI DA GUERRA

Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares, Embora tenha nascido livre, foi capturado. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo, No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

Nelson mandela, O REI DA PAZ

Nasceu em Mvezo África do Sul, em 18 de julho de 1918. Formado em direito, dedicou toda a sua vida contra apartheid que significa “vida separada” que separava a convivência de brancos e negros na africa, se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias, Mandela foi caçado condenado e preso em 1964 por defender a paz e a igualdade tornando-se um potente símbolo da resistência no movimento antiapartheid. Foi libertado em 1990 depois de uma grande pressão e comoção mundial a favor de sua liberdade. a vitória política lhe concedeu o prêmio Nobel da Paz e, em 1994, foram organizadas as primeiras eleições multirraciais da África do Sul. A vitória eleitoral de Nelson Mandela iniciou o expurgo das práticas racistas do Estado africano e rendeu grande reconhecimento internacional à Mandela.

Péle, O REI DO FUTEBOL

Como falar sobre Reis sem falar do nosso rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Com 10 anos, Pelé começou a carreira de jogador de futebol no infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube Ainda em 1956, Pelé foi levado para treinar no Santos F.C., pelo também jogador, Waldemar de Brito. Em jogo treino, dali pra frente se tornou o melhor jogador do mundo encantou o mundo com seus dribles e passes e pelos diversos premios recebidos e pelos diversos gols feitos. Foi designado o Embaixador Mundial do Futebol. Foi eleito o “Atleta do Século”. Atualmente com 78 anos nosso rei nos enche de orgulho com essa linda trajetória.

Luiz Gonzaga, REI DO BAIÃO

Nasceu em Exú, 13 de dezembro de 1912 Recife, foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião”. Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música “Asa Branca” feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do Nordeste brasileiro.

José mojica martins “Zé do caixão”, O REI DO TERROR NO BRASIL

Jose Mojica Marins, nasceu em São Paulo em uma sexta feira 13 de março de 1936, cineasta considerado o rei do terror nacional (trash). tendo o personagem Zé do Caixão como o maior sucesso que faz parte do imaginário e medo do povo brasileiro, com trajes pretos capa, cartola e suas famosas unhas grandes, invadiu as telas de cinemas encarnando nossos demônios ficando conhecido no mundo através de seus filmes. Desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente desprezado pela crítica nacional passou a ser reverenciado.

2° setor: HISTORIAS E LENDAS SOBRE REIS

Xango, REI DA JUSTIÇA

Kaô Kabelê, é uma expressão em nagô que significa “venham saudar o rei”. Durante muito tempo ele foi o grande rei de Oyó (cidade onde nasceu, que atualmente faz parte da região da Nigéria), onde se consagrou o rei da justiça. Certo dia do alto de uma pedreira, o Orixá Xangô meditava, refletia a situação que acontecia e elaborava planos para derrotar seu inimigo. Ao observar a tristeza e a dor dos seus fiéis guerreiros Xangô foi preenchido pela ira e – em um rápido movimento – bateu o seu martelo em uma pedra que estava próxima. Essa atitude provocou faíscas tão fortes que pareciam uma catástrofe, e quanto mais forte ele batia, mais força as faíscas tinham para atingirem seus inimigos. Foram inúmeras as vezes que Xangô bateu seu machado nessa rocha, e diversos inimigos foram vencidos fazendo com que ele triunfasse e saísse vencedor. Após prender todos os que haviam sobrevivido à batalha, os ministros de Xangô clamaram por justiça e pediram a destruição completa dos opositores. Então Xangô proferiu a célebre frase: “Não! De forma alguma faria isso pois, o meu ódio, não pode ultrapassar os limites da justiça.

da savana africana o leão, REI DA SELVA

O leão é chamado de “rei da selva” por causa de seu porte imponente, majestoso e do rugido feroz que causa medo, assim como por sua juba real,é um dos felinos mais fortes da savana africana. Sua força, energia e majestade fazem deste um mamífero realmente imponente. E o título de rei da selva esta eternizado no clássico da Disney o filme “Rei Leão”, campeão de bilheteria e vencedor de vários prêmios.

Midas, REI DA GANANCIA

Certo dia, Midas recebeu a visita de alguns camponeses que levaram a ele um velho, bêbado e perdido, que haviam encontrado em um dos caminhos do reino. Midas reconheceu o velho: era Sileno, mestre e pai de criação de Baco. Midas cuidou de Sileno e o levou a Baco. O deus da vinha e do vinho, muito benevolente, concedeu um pedido a Midas. Este, sem refletir muito, pediu o dom de transformar em ouro tudo o que por ele fosse tocado. Mesmo percebendo a ânsia gananciosa de Midas, Baco realizou o pedido. Midas voltou para casa feliz e também surpreso com a capacidade por ele adquirida. Transformou várias coisas em ouro pelo caminho: pedras, folhagens, frutos… Ao chegar a sua casa, ordenou aos criados que servissem a ele um banquete. Ao tocar no pão, este foi transformado em ouro. Ao pegar a taça de vinho e tocar com seus lábios na bebida, esta se transformou em ouro líquido. Midas ficou desesperado ao perceber que jamais poderia se alimentar novamente. Sua filha, Phoebe, vendo seu desespero tentou socorrê-lo e, ao tocá-lo, transformou-se em uma estátua de ouro. Mais desesperado ainda Midas orou a Baco, pedindo que este o livrasse daquilo que, na verdade, era uma maldição. Baco consentiu e disse a Midas que deveria se banhar na fonte do rio Pactolo para que pudesse se lavar do castigo. Ao se lavar, Midas passou às águas do rio o poder de tudo transformar em ouro, sendo que a areia do Pactolo se tornou dourada. A ganancia do Rei Midas nos mostra que devemos ter cuidado com os nossos desejos.

3° setor: OS REIS DA ALEGRIA

folia de reis, FESTA PARA O REI A folia de Reis é uma festa popular e tradicional brasileira de caráter cultural e religioso, essa festa folclórica é celebrada em diversas regiões do país que ocorre no período de 24 de dezembro a 06 de janeiro. Os grupos se apresentam com roupas cheias de fitas coloridas, levando muita alegria e bom humor comemorando o nascimento do menino Jesus.

palhaço, O REI DA ALEGRIA

Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Trazer alegria e muita diversão são os atributos principais de um palhaço! sua origem se confunde com a história do circo, Enfim ele nasceu para arrancar da gente a dor e propagar alegria e amor, isso vem de muito tempo. Na idade média eram eles os bobos da corte que eram chamados para divertir a corte.

Chacrinha, Velho guerreiro, REI DA COMUNICAÇÃO

José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, nasceu em Surubim, Pernambuco, em 1917. Ele é considerado o maior comunicador do rádio e da televisão brasileira. Começou a carreira no rádio, no final dos anos 30. Estreou na televisão com um programa de auditório, alegre, diferente e inovador que conquistou o gosto popular. Irreverente e sempre vestido de forma extravagante, com roupas de paetês coloridos, usava uma buzina pendurada ao pescoço, que utilizava quando o calouro cometia algum deslize. Sons de animais e panelas eram usados no programa onde também atirava bacalhau à plateia e oferecia abacaxi como prêmio aos cantores. O Grande Guerreiro é considerado responsável pela popularização da televisão como meio de comunicação de massa.

Momo, REI DO CARNAVAL

Chegou o carnaval e durante a folia quem comanda é o rei Momo, Rei Momo é um personagem da mitologia grega que se tornou um símbolo do carnaval. É quem comanda a folia. Possui uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Filho do sono e da noite, e acabou expulso do Olimpo morada dos deuses – porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades nos quatro cantos do brasil entre fevereiro e março se elege um rei para comandar a folia, o monarca recebe as chaves da cidade e conduz com muita reverencia e alegria a maior festa popular brasileira, o carnaval.

CONCURSO DE SAMBA

Todos compositores poderão enviar quantos sambas quiserem, pelo email: patriarcascarnaval@gmail.com ou pelo whatsapp: 77999026160 manda letra e áudio contendo 1 passada de samba com ou sem instrumentos,

DICA: o samba deve conter o nome da escola no refrão principal ou a palavra coroa, que é o simbolo da escola. BOA SORTE!

Comentários do Facebook