Conheça os Jurados do Carnaval Virtual 2017

Logo mais a Passarela Virtual João Jorge 30 receberá os primeiros desfiles do Carnaval Virtual 2017. Será momento de curtição e de muita emoção onde várias agremiações estarão desfilando pela primeira vez na história. Mas também é hora de muita responsabilidade, afinal os jurados estarão de olho em tudo o que der de certo ou errado com as escolas. E os jurados do Carnaval Virtual 2017 já foram escolhidos, treinados e estão listados abaixo. Confira a lista:

 

ALEGORIAS

ÍTALO VIGGIANI

Ítalo Viggiani é aderecista da Mangueira e São Clemente, bem como professor de Ética e Cidadania. Formado em Alegorias e Adereços pela LIESA, Ítalo também tem curso superior em Produção Cultural pelo IFRJ e de Alegorias e Fantasias com carga horária de 64 horas. Trabalhou como aderecista na Mangueira, Caprichosos de Pilares, Grande Rio e Beija Flor e é um grande apaixonado pela cultura brasileira e em especial o Carnaval.

 


ERNANI PEIXOTO

Ernani Peixoto possui graduação em curso superior de Moda pela Universidade Veiga de Almeida – UVA. É professor de Produção de Moda, Programador visual e Vitrinista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Moda e Carnaval. Como julgador tem experiência nos quesitos: Alegorias e Adereços, no carnaval de Porto Alegre e Grupo E-RJ (2016), Rainha de Bateria Mirim no Desfile das Escolas de Samba Mirim – RJ (2010,2012,2013), Fantasias no Desfile  das Escolas de Samba do grupo B-RJ, e ainda fez parte da comissão julgadora de Harmonia no grupo especial no RJ e em Guaratinguetá 2000,1999 e 1993,1994.


THIAGO LACERDA

Thiago Lacerda é professor de história graduado na PUC-RJ. Trabalha na Rede Municipal de Ensino de Araruama e na FAETEC-RJ. Atualmente faz mestrado em história também na PUC-RJ. No carnaval tem participação como coordenador do Sambanet desde 2001. Já foi julgador de alegorias nos Grupos de Acesso do Rio (2011 e 2012) e no desfile do Grupo Especial de Porto Alegre (2014, 2015 e 2016) e Uruguaiana – RS (2011, 2012 e 2013). Em 2016 julgou enredo no Grupo E e também nos desfiles das escolas mirins – (entre 2013 e 2016). No Carnaval Virtual foi julgador de Enredo no Grupo de Avaliação da Virtua Folia.


RODRIGO MEINERS (Acesso B)

Rodrigo Meiners é desenhista gráfico e projetista de Escolas de Samba a 8 anos, com atuação e passagens pelos carnavais do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e outros. Foi durante 6 anos membro da equipe de criação do carnavalesco Severo Luzardo, passando por diversas escolas, como o Paraíso do Tuiuti (2014), Império Serrano (2015 e 2016) e no carnaval 2017 a União da Ilha. No carnaval de São Paulo tem passagens pelo Império de Casa Verde, Mocidade Alegre e por último o Vai-Vai. Para 2018, Rodrigo será carnavalesco no carnaval de Guaratinguetá e desenhista/projetista da Unidos da Tijuca, no Grupo Especial do Rio de Janeiro.


CAROLINA TARIF (Especial e Acesso A)

Carolina Tarif é farmacêutica-bioquímica formada pela Universidade de São Paulo – USP. No carnaval, foi diretora do departamento de Alegoria da Unidos de Vila Maria, durante 7 anos (2011 a 2017), sendo responsável por destaques e composições da escola, montagem das plantas baixas e alocação dos componentes dos carros alegóricos na avenida. Todos esses anos, acompanhou ativamente todas as atividades relacionadas ao projeto de alegorias no barracão da escola, desde a concepção inicial  até a montagem final na concentração, auxiliando em todas as etapas. Além disso, já atuou no departamento cultural  e participou ativamente na elaboração da pasta dos jurados (todos os quesitos) da escola para a LIGA/SP,  em 2017.



CONJUNTO

LUKAS SCHULTHEISS (Especial e Acesso A)

Lukas Schulheiss é natural de Vitória (ES), historiador do carnaval, professor, jornalista e já desenvolveu diversas funções ligadas às escolas de samba: carnavalesco, aderecista, compositor, enredista, entre outros. Seu último livro é “Carnaval capixaba: histórias, honras e glórias”. Lukas participou da fundação da LIESV em 2003 e permaneceu ativo na liga por 6 anos.

 


IRÍDIO SÉRGIO

Irídio Sérgio Cordeiro é Advogado, entusiasta, colecionador, pesquisador de carnaval, componente da Beija-Flor de Nilópolis. Estreou como julgador no Carnaval Virtual da Liesv em 2007, ao ser aprovado em primeiro lugar na seleção para Julgadores daquele carnaval. Desde então, são 9 anos consecutivos acompanhando e admirando todo o trabalho da Liesv.

 


WILLIAN TADEU

Willian Tadeu é historiador, carnavalesco e compositor. Mestre em História pela UDESC com pesquisa sobre a narratividade dos desfiles de escolas de samba, atualmente é carnavalesco da Embaixada Copa Lord, em Florianópolis. Na mesma cidade, teve passagem marcante pela Protegidos da Princesa, onde atuou por 10 anos em diferentes funções, vencendo consecutivamente o concurso de samba. Já teve sambas e enredos em diversas cidades do país, como São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Vitória e Uruguaiana. Na LIESV, presidiu a União do Samba Brasileiro, sendo bicampeão em 2008 e 2009 e já foi jurado de Conjunto e Enredo em várias ocasiões.


MICHEL LACZYNSKI (Acesso B)

Michel Laczynski é natural de São João de Meriti – RJ. É servidor público do Estado do Rio de Janeiro e formando em Geografia pela UERJ. Seu TCC é voltando a temática da Geografia Humanística ressaltando a importância dos sambas-de-enredo na ensino da Geografia. Tem no carnaval uma de suas maiores paixões. É ritmista, desfilante e atua no Carnaval Virtual desde 2004, passando pela Unidos do Paiol, Acadêmicos da Vila dos Cabanos e Colibris. Atualmente é presidente da Unidos do Paiol, escola do Grupo de Acesso A e atua como julgador da LIESV desde 2014.


RAFAEL MARÇAL

Rafael Marçal é Operador de Frota e Técnico em Logística. No carnaval, acompanha os desfiles das escolas de samba desde 1991 contribuindo para Departamentos Culturais, participando de palestras e coberturas carnavalescas. É historiador e possui um vasto acervo áudio-visual dos desfiles, especialmente dos Grupos de Acesso, onde realiza a filmagem das escolas participantes dos desfiles da Intendente Magalhães desde 2005. Integrante da Premiação S@mba-Net desde 2001, afastando-se nos anos de 2012 a 2015 por outras atribuições conflitantes no meio. Um dos responsáveis pelo retorno da escola de samba Unidos de Bangu, presidindo a mesma no período compreendido entre 2012-2015. No carnaval virtual, acompanhou seu início participando de uma escola filiada, a Tradição de Bangu, a qual inovou ao trazer a linguagem visual de gifs e flashs para o carnaval virtual.



ENREDO

MARCELO SAMPAIO

Marcelo Sampaio é professor de História, doutorando em “Evolução da História do Samba e do Carnaval no Rio de Janeiro”, pesquisador de Cultura Popular, membro do Conselho Consultivo do Instituto Cultural Cravo Albin, acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, apresentador e produtor dos programas “No Ritmo da Folia” e “Indagações” da TV Litoral, criador e editor do site www.carnavaldecampos.com.br (primeiro e único portal carnavalesco do interior do estado do Rio de Janeiro) e presidente do Centro Cultural Marcelo Sampaio.


TIAGO FREITAS

Tiago Freitas é Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, pesquisador de Carnaval, professor de ensino superior. Pesquisa as multilinguagens do Carnaval pelo viés da narratologia e processos discursivos analisando narrativas através de samba-enredo e enredo. É professor com graduação em Letras, especialização em Tecnologias e Educação a Distância, pela UNIMAUÁ de Ribeirão Preto/SP. Docência do Ensino Superior e Gestão de Marketing e Comunicação Integrada, ambas pela Universidade Cidade de São Paulo. Um dos trabalhos publicados sobre samba-enredo em parceria com o renomado pesquisador de Carnaval Milton Cunha: http://www.mimcab.unir.br/uploads/28282828/arquivos/Vol_1604710575.pdf página: 141


THIAGO MOREIRA

Thiago Moreira é natural de São Gonçalo – RJ e é professor da rede municipal de ensino de sua cidade. Formado em história e geografia na UERJ, Thiago já fez pesquisas para escolas do seu município, como o GRES Unidos do Valeria e o GRES Unidos do Boassu Boassu e também atuou no GRES Porto da Pedra. Atualmente está escrevendo uma tese de pós-graduação na UERJ sobre “A importância das escolas mirins para o futuro do carnaval”, onde realiza longas pesquisas históricas sobre o carnaval, desde sua origem até sua atual situação, visando a compreensão da importância dessas escolas para o futuro no carnaval.


RONNY POTOLSKI (Especial e Acesso A)

Ronny Potolski participou de diversas escolas exercendo as mais variadas funções. Na X9 Pioneira de Santos foi em 2016 carnavalesco, enredista, responsável técnico e comissão de harmonia, já em 2017 ficou apenas na comissão de harmonia da Pioneira. Na Unidos do Peruche integrou o apoio de casais de mestre sala e porta bandeira em 2016 e 2017. Também na Peruche, trabalhou como apoio técnico a presidência, carnavalesco, harmonia, carro de som e barracão em 2016. Na Colorado do Brás em 2017 trabalhou como enredista, comissão de carnaval, pasta técnica e diretor musical. Na Leandro de Itaquera em 2016 trabalhou como auxiliar de enredo. Já para 2018, Ronny atuará na Mocidade Unida da Mooca como diretor de carnaval e enredista da Lavapés. Foi também integrante da assessoria imprensa da LIGA-SP de 2008 a 2012 e assessoria imprensa da UESP de 2009 a 2011. É integrante da SASP (parceria da LIESV) de 2004 até hoje. Como compositor, foi campeão na Peruche 2016 e Colorado 2017.


MILTON DOS SANTOS (Acesso B)

Milton dos Santos é bacharel em Direito pela FDCI, e atua na Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim – ES. É Mestre de Bandas e Fanfarras certificado pelo Governo do Estado do Espírito Santo e já foi carnavalesco de escolas de samba e blocos de enredo de Cachoeiro de Itapemirim, além de intérprete de apoio da escola de samba Rosas de Ouro, em Vitória – ES. Também foi comentarista de carnaval em transmissões dos desfiles das escolas de samba de Cachoeiro de Itapemirim, pela TV SUL (afiliada da Rede Brasil). É presidente, carnavalesco e intérprete da Escola de Samba Virtual Sereno de Cachoeiro, com 10 aos de LIESV. Foi um dos vencedores do concurso “Petelecotecos da Folia”, promovido pela revista Roteiro dos Desfiles, tendo um texto de sua autoria publicado no roteiro distribuído ao público da Marquês de Sapucaí, durante o desfile do Grupo Especial de 2011.



FANTASIAS

LÍLIAN CANTUÁRIA

Lilian é turismóloga, mora em Manaus e é funcionária pública. Apaixonada pela nossa cultura, amante do carnaval e participa desde criança ativamente do Festival Folclórico de Parintins. Torcedora do Boi azul, que é o Boi-Bumbá Caprichoso. Esse ano trabalhou na equipe dos itens femininos, que são: Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Porta-Estandarte e Sinhazinha da Fazenda. Isso envolveu desde assessoria de imprensa, preparação física, até acompanhar no ateliê e indumentárias.

 


KLAYTON HELLER

Klayton Heller é cenógrafo, figurinista, professor, pesquisador e coordenador do Curso de Pós Graduação e Especialização em Figurino e Carnaval na UVA (Universidade Veiga de Almeida). Fez parte da equipe de desenho do Mestre Joãozinho Trinta e foi campeão em concurso de fantasia luxo masculino e luxo feminino. Atualmente desfila como destaque nas escolas de samba Paraíso do Tuiutí e Unidos do Viradouro.

 


JÚLIO CESAR ROSOLEN (Acesso B)

Julio Rosolen é professor de Ed. Física formado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) carnavalesco virtual desde 2013 com passagem pela Acadêmicos do Morumbi e atualmente Altaneiros do Samba. Destaque e Coreografo de Alegoria da Acadêmicos do Tatuapé desde 2015. Teve passagem por várias escolas de São Paulo, como a Leandro de Itaquera na comissão de frente em 1998 e 1999. Componente de ala da Império de Casa de Verde em 2002 e Mancha Verde 2006, harmonia e coordenador de ala da Acadêmicos do Tucuruvi de 2008 a 2011. É jurado oficial da UESP em Comissão de Frente do Grupo 2 de São Paulo desde 2014.


ANA PAULA SIQUEIRA

Ana Paula é natural de Niterói – RJ. Formada em Artes Visuais, pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Sua linha de pesquisa é sobre o carnaval e visualidades das escolas de samba na avenida. Trabalha no Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e no Carnaval Carioca com o quesito de Comissão de Frente (assistente do coreógrafo), atualmente no GRES Porto da Pedra. Julgou o Carnaval de Três Rios – RJ, quesito fantasias, faz parte do Juri da UESM, no mesmo quesito. Foi Jurada também de Quadrilha.


EDUARDO WAGNER (Especial e Acesso A)

Eduardo Wagner é formado em Artes Plásticas pela UFPA e especialista em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial (FIBRA). Mestre em Artes (PPGArtes-UFPA). Doutorando em Antropologia (PPGSA-UFPA). É professora da Escola de Aplicação da UFPA, onde participa do grupo de pesquisa Cartografia da Cultura Brasileira com o grupo de estudos em “Artes Visuais – Escolas de Samba e Cultura Popular”. Pesquisa a cultura popular nacional, com ênfase em cortejos cênicos festivos. É carnavalesco, cenógrafo e figurinista, tendo realizado trabalhos em escolas de samba de Belém (PA) e Macapá (AP). Também atua como diretor de artes e de cena em espetáculos de dança, música e teatro. Ingressou com na União das Escolas de Samba de Maquete – UESM, em 2017, com a agremiação Arco Íris.



SAMBA ENREDO

JULIO CÉSAR CASTILHO

Júlio Cesar Castilho é nascido e criado no bairro do Limão, em SP, casa da Mocidade Alegre, escola a qual frequenta desde 1992. Ritmista da bateria ritmo puro da Mocidade desde 1996, foi comentarista oficial de samba enredo do Carnaval SRZD-SP de 2012 a 2016 e atualmente é comentarista de samba enredo do SASP. Como compositor é campeão de samba enredo na Tucuruvi 2014 e 2015, Mancha Verde 2015, Restinga-RS 2016, Rosas de Ouro 2017 e Império de Casa Verde 2017. Vai para seu segundo ano como jurado de Samba Enredo da LIESV.


GERSON BRISOLARA

Gerson é colunista do portal Sambario desde 2004, jornalista da ulbra tv (emissora local de porto alegre) e membro do CETE (centro de estudos e pesquisas de tema enredo).

 

 


RAFAEL TUBINO

Rafael é compositor de sambas pelo Brasil, multicampeão em Porto Alegre. Presidente da COMPOR-RS, associação de compositores e intérpretes do Rio Grande do Sul.

 

 


RODRIGO GODOI

Rodrigo Godoi é jornalista, compositor e editor-chefe da SASP. Formado em jornalismo em 2007, Godoi vive o universo carnavalesco desde seus 9 anos de idade, quando pela primeira vez foi assistir um desfile no Anhembi, em 1994. A partir daí se interesse pela maior manifestação cultural do mundo só foi aumentando. Começou a desfile em alas na Rosas de Ouro, em 2000, depois ingressou para a bateria da escola em 2001 e em 2002 começou a fazer parte da ala de compositores. Com cinco finais da Rosas, conquistou o título em 2012. Também passou a concorrer em outras agremiações, sagrando vencedor em algumas disputas: Dragões da Real 2015, Morro da Casa Verde 2014, 2015 e 2016, Lavapés e Flor de Liz, em 2015 e Unidos da Ladeira, do carnaval de Juiz de Fora, em 2006. Como jornalista, começou a atuar no portal SASP em 2014, tornando editor-chefe no ano seguinte, permanecendo até hoje.

 

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook.




Comentários do Facebook