Conheça os jurados da LIESV 2019

Com o carnaval virtual se aproximando, está na hora de conhecer os jurados que irão julgar os desfiles do Especial, Acesso A e Acesso B. Confiram os nomes:

ALEGORIAS

ÍTALO VIGGIANI – Ítalo Viggiani é aderecista da Mangueira e São Clemente, bem como professor de Ética e Cidadania. Formado em Alegorias e Adereços pela LIESA, Ítalo também tem curso superior em Produção Cultural pelo IFRJ e de Alegorias e Fantasias com carga horária de 64 horas. Trabalhou como aderecista na Mangueira, Caprichosos de Pilares, Grande Rio e Beija Flor e é um grande apaixonado pela cultura brasileira e em especial o Carnaval. Julgou em 2017 e 2018 Alegorias pela LIESV indo para seu terceiro ano neste quesito em 2019.

https://www.facebook.com/italo.viggiane

ERNANI PEIXOTO – Ernani Peixoto possui graduação em curso superior de Moda pela Universidade Veiga de Almeida – UVA. É professor de Produção de Moda, Programador visual e Vitrinista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Moda e Carnaval. Como julgador tem experiência nos quesitos: Alegorias e Adereços, no carnaval de Porto Alegre e Grupo E-RJ (2016), Rainha de Bateria Mirim no Desfile das Escolas de Samba Mirim – RJ (2010,2012,2013), Fantasias no Desfile  das Escolas de Samba do grupo B-RJ, e ainda fez parte da comissão julgadora de Harmonia no grupo especial no RJ e em Guaratinguetá 2000,1999 e 1993,1994. Julgou em 2017 e 2018 Alegorias pela LIESV indo para seu terceiro ano neste quesito em 2019.

https://www.facebook.com/ernanipeixotop

THIAGO LACERDA – Thiago Lacerda é professor de história graduado na PUC-RJ. Trabalha na Rede Municipal de Ensino de Araruama e na FAETEC-RJ. Atualmente faz mestrado em história também na PUC-RJ. No carnaval tem participação como coordenador do Sambanet desde 2001. Já foi julgador de alegorias nos Grupos de Acesso do Rio (2011 e 2012) e no desfile do Grupo Especial de Porto Alegre (2014, 2015 e 2016) e Uruguaiana – RS (2011, 2012 e 2013). Em 2016 julgou enredo no Grupo E e também nos desfiles das escolas mirins – (entre 2013 e 2016). No Carnaval Virtual foi julgador de Enredo no Grupo de Avaliação da Virtua Folia. Julgou em 2017 e 2018 Alegorias pela LIESV indo para seu terceiro ano neste quesito em 2019.

https://www.facebook.com/thiago.lacerda.125

CAROLINA TARIF – Carolina Tarif é farmacêutica-bioquímica formada pela Universidade de São Paulo – USP. No carnaval, foi diretora do departamento de Alegoria da Unidos de Vila Maria, durante 7 anos (2011 a 2017), sendo responsável por destaques e composições da escola, montagem das plantas baixas e alocação dos componentes dos carros alegóricos na avenida. Todos esses anos, acompanhou ativamente todas as atividades relacionadas ao projeto de alegorias no barracão da escola, desde a concepção inicial  até a montagem final na concentração, auxiliando em todas as etapas. Além disso, já atuou no departamento cultural  e participou ativamente na elaboração da pasta dos jurados (todos os quesitos) da escola para a LIGA/SP,  em 2017. Julgou em 2017 e 2018 Alegorias pela LIESV indo para seu terceiro ano neste quesito em 2019.

https://www.facebook.com/carolina.tarif.3

CONJUNTO

IRÍDIO SÉRGIO – Irídio Sérgio Cordeiro é Advogado, entusiasta, colecionador, pesquisador de carnaval, componente da Beija-Flor de Nilópolis. Estreou como julgador no Carnaval Virtual da Liesv em 2007, ao ser aprovado em primeiro lugar na seleção para Julgadores daquele carnaval. Desde então, são mais de 10 anos consecutivos acompanhando e admirando todo o trabalho da LIESV.

https://www.facebook.com/iridio.sergio

WILLIAN TADEU – Willian Tadeu é historiador, carnavalesco e compositor. Mestre em História pela UDESC com pesquisa sobre a narratividade dos desfiles de escolas de samba, atualmente é carnavalesco da Embaixada Copa Lord, em Florianópolis. Na mesma cidade, teve passagem marcante pela Protegidos da Princesa, onde atuou por 10 anos em diferentes funções, vencendo consecutivamente o concurso de samba. Já teve sambas e enredos em diversas cidades do país, como São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Vitória e Uruguaiana. Na LIESV, presidiu a União do Samba Brasileiro, sendo bicampeão em 2008 e 2009 e já foi jurado de Conjunto e Enredo em várias ocasiões.

https://www.facebook.com/willian.tadeu

VÍVIAN CAROLINE PEREIRA – Vívian Caroline Pereira é pós-graduanda em Divulgação Científica e em Educação das Relações Étnico-raciais. É membro do Observatório de Carnaval. Pesquisa o carnaval das escolas de samba como divulgador de ciência e os enredos de escola de samba como instrumento pra ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Graduada em Biologia, é professora de ciências na educação básica.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001128240507

MARCELO CAMÕES – Marcelo Camões é Analista de Logística. No carnaval, faz parte da equipe de coordenação do Prêmio S@mba-Net desde 2013. Já foi diretor cultural da Viradouro, além de ritmista e Harmonia. Também foi compositor da Acadêmicos do Cubango. É co-autor do livro “As titias da folia – o brilho maduro de escolas de samba de alta idade”, da editora NovaTerra, lançado em 2014. Foi julgador dos desfiles das escola de samba da AESCRJ, na Estrada Intendente Magalhães, em 2012. No carnaval virtual, foi criador e presidente da escola Corações Unidos (C.U.) que participou dos desfiles da LIESV em 2005 e 2006 e posteriormente da Virtuafolia.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100001466647564

ENREDO

RAFAEL DOS SANTOS MOREIRA – Rafael Moreira é bacharelando em Ciências Sociais/UFRJ, faz parte do Observatório de Carnaval ligado ao Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som do Museu Nacional/UFRJ. É autor de análises na graduação de elementos estéticos de desfiles específicos e conceitos imagéticos por parte de fantasias e alegorias. No curso, se interessa pelas áreas de Antropologia Cultural, Sociologia da Cultura e estudos do Carnaval. No Carnaval, se identifica com as questões imagéticas e narrativas das Escolas de Samba e seus processos de criação, onde significados são construídos a partir dessa relação audiovisual, além das trajetórias de componentes e profissionais do Carnaval.

https://www.facebook.com/Rafaelmoreirabr

HENRIQUE DOS SANTOS PESSOA – Henrique Pessoa tem formação em Letras pela Universidade Católica de Santos e é, também, pós-graduado em Gestão Escolar. Atua como educador, ministrando aulas de língua portuguesa, inglesa, produção de texto e literaturas, em instituições privadas e públicas de ensino. Amante do carnaval do Rio, Henrique Pessoa acompanha os acontecimentos da folia de Momo o ano inteiro e se faz crítico à festa. Amigo de muitos artistas carnavalescos, músicos e sambistas, desfila, ininterruptamente, desde 2006, em importantes escolas, quase sempre como composição alegórica. Carnavalesco nato já desfilou pelas agremiações Mocidade Independente, Vila Isabel, União da Ilha, Salgueiro, Império Serrano, Porto da Pedra; Cubango, Rocinha, Renascer de Jacarepaguá. Foi revisor de algumas sinopses de enredos importantes, tais como: Acadêmicos da Rocinha (2017), Unidos de Belford Roxo (2018). Em São Paulo, escreveu os textos da sinopse da Gaviões da Fiel (2012 e 2013). Em Santos, revisou a sinopse da X-9 Santista (2018) e foi coautor do enredo da mesma agremiação em 2019, em: “Adoniran Barbosa em: crônicas da vida”. Henrique Pessoa foi o revisor textual da sinopse da Viradouro (2020), Viradouro de Alma Lavada.

https://www.facebook.com/pessoa2012

EDUARDO WAGNER – Eduardo Wagner é formado em Artes Plásticas pela UFPA e especialista em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial (FIBRA). Mestre em Artes (PPGArtes-UFPA). Doutorando em Antropologia (PPGSA-UFPA). É professora da Escola de Aplicação da UFPA, onde participa do grupo de pesquisa Cartografia da Cultura Brasileira com o grupo de estudos em “Artes Visuais – Escolas de Samba e Cultura Popular”. Pesquisa a cultura popular nacional, com ênfase em cortejos cênicos festivos. É carnavalesco, cenógrafo e figurinista, tendo realizado trabalhos em escolas de samba de Belém (PA) e Macapá (AP). Também atua como diretor de artes e de cena em espetáculos de dança, música e teatro. Ingressou com na União das Escolas de Samba de Maquete – UESM, em 2017, com a agremiação Arco Íris. Em 2017 foi jurado de Fantasias na LIESV e optou por mudar para Enredo em 2018.

https://www.facebook.com/eduardo.wagner.756

DIEGO MOREIRA – Diego Moreira é administrador, formado pela PUC-RS, pós-graduado em Gestão de Pessoas e Gestão Pública pela Anhanguera. Atua como Trainee Comercial nas Lojas P&S, rede de comércio de cama, mesa e banho com seis lojas no RS, e distribuidor na Forever Liss, empresa de produtos para cabelo. No carnaval, desfila desde o ano 1996, em diferentes escolas de samba de Uruguaiana/RS. Foi membro da Comissão Organizadora do Carnaval de Uruguaiana de 2012 a 2014. Trabalhou como editor chefe do site Folia Uruguaiana, na cobertura dos carnavais de Uruguaiana/RS, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, nos anos de 2015 e 2016. É julgador no quesito Enredo nos grupos Especial, Acesso e Avaliação da UESM – União das Escolas de Samba de Maquete desde 2016.

https://www.facebook.com/diegocabiritamoreira40

FANTASIAS

Alissa de Sá é graduanda em Letras-Português/Literaturas, coordenadora do Observatório de Carnaval da UFRJ. Paralelo a isso já atuou como professora de Literatura e Português em cursinhos de Pre-vestibular. Atualmente estuda as narrativas de negritude e afro-religiosidade presentes na escola Acadêmicos do Salgueiro.

https://www.facebook.com/lissah.ds

ANA PAULA SIQUEIRA – Ana Paula é natural de Niterói – RJ. Formada em Artes Visuais, pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Sua linha de pesquisa é sobre o carnaval e visualidades das escolas de samba na avenida. Trabalha no Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e no Carnaval Carioca com o quesito de Comissão de Frente (assistente do coreógrafo), atualmente no GRES Porto da Pedra. Julgou o Carnaval de Três Rios – RJ, quesito fantasias, faz parte do Juri da UESM, no mesmo quesito. Foi Jurada também de Quadrilha. Julgou em 2017 e 2018 Fantasias pela LIESV indo para seu terceiro ano neste quesito em 2019.

https://www.facebook.com/anapaula.siqueira.1291

ALESSANDRO OSTELINO – Alessandro Ostelino é graduado em Comunicação Social/RP, especialista em Metodologia do Ensino Superior, MBA em Marketing e mestrando em Estudos Culturais Contemporâneos. Sua pesquisa se baseia na linguagem artística como mediadora do processo comunicativo. É colunista do SambaRio e professor Universitário.

https://www.facebook.com/alessandro.ostelino

RENNAN CARMO – Renna é graduando do curso de História da Arte, EBA – UFRJ e membro do Observatório de Carnaval. Pesquisa sobre as relações entre Arte e Antropologia voltadas às influências das culturas de matriz africana, sobretudo o candomblé de raíz Jeje Mahina, vindo do Benim. Utiliza os afro-desfiles das escolas de samba como objeto de interseção entre a projeção material sobre cultura imaterial, interessado no processo de Nagotização das pluralidades africanas.

https://www.facebook.com/carmo.rennan

HARMONIA MUSICAL

THIAGO CAMPOS NABUCO – Thiago Campos possui licenciatura em Letras – Alemão/UFRJ, faz parte do Observatório de Carnaval ligado ao Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som do Museu Nacional /UFRJ. Se interessa em estudos e abordagens de literaturas em diversas perspectivas e narrativas e tempo. No âmbito carnavalesco, apresenta interesse na elaboração de enredos, a rotina das agremiações de menor expressão no carnaval carioca e o processo de formação cultural do carnaval no Rio de Janeiro atual. Tem como proposta de pesquisa: Memória e resistência das agremiações desfilantes na Intendente Magalhães. Nos anos de 2015 e foi colunista do site Ouro de Tolo, na coluna Carnavalizando, além de  ser um dos fundadores também exercendo a função de Diretor de Comunicação e Mídias da G.R.E.S Nação Insulana no mesmo ano e no Grupo E do Carnaval carioca em 2016, que alcançou a primeira colocação e o acesso ao Grupo D. Atualmente é desenvolvedor do site Olha a Crítica (www.carnavalizaomundo.com.br), no qual entrevista personalidades do mundo do samba, apura informações, elabora resenhas e notícias de âmbito carnavalesco.

https://www.facebook.com/thiago.nabuco.5

VICTOR GONÇALVES  – Victor é graduado em Música pela UFRJ, especializado em Flauta Transversa pela classe dos professores Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira. Atuou em grupos como Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ tocando em lugares como Theatro Municipal do RJ e Sala Cecília Meireles. Membro da Orquestra Popular Tuhu, uma orquestra especializada em choro, música brasileira e eventos carnavalescos como o bloco infantil “Largo do Machadinho”. Cursou diversas disciplinas de Ritmo e Percepção Musical com a professora Sara Cohen (UFRJ) que é uma pesquisadora especializada em estudar ritmo, polirritmia e movimentos culturais urbanos como a inserção da cuíca no carnaval carioca. É membro efetivo do Observatório de Carnaval e um apaixonado pelo carnaval de rua do Rio de Janeiro.

https://www.facebook.com/victorsgoncalves

RICHARD SANTOS – Richard Santos é bacharel e licenciado em Letras pela USP e Bacharel e licenciado em História pela UniAnhanguera. Possui pós graduação “stricto sensu”- Especialização em Docência no Ensino Superior e Antropologia, Especialização em Cinema e Audiovisual e pós graduando em Gestão da Educação Pública pela UNIFESP.  Desde a infância frequenta quadras de escola de samba paulistanas, alguns seus familiares estiveram na fundação do G.R.C.E.S. Nenê de Vila Matilde. Foi ritmista da ala de cuícas no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Músico e compositor de sambas, foi finalista em diversas escolas de samba da capital paulista e Baixada Santista, dentre as quais Barroca Zona Sul, Acadêmicos do Tatuapé, Unidos de São Miguel, Mocidade Robruense, Camisa Verde e Branco, União Imperial (Santos) .  É um dos compositores do samba da Mocidade Unida da Moóca  no ano de 2005 e da X-9 (Santos) no ano de 2018.  Além de sambas enredo tem outros sambas compostos já tendo trabalhos efetuados como músico, cavaquinista e violão, em grupos de samba e pagode.

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002648754508

LEANDRO DIOGO CASTAGNA – Leanndrinho LV é intérprete e compositor de sambas de enredo, atualmente Intérprete da Academia de Samba Praiana, de Porto Alegre, uma das mais tradicionais do sul do país e responsável por reinventar o carnaval da cidade na década de 60, implementando alas, alegorias e samba enredo no desfile. Após iniciar no carnaval como Ritmista em escolas de Porto Alegre, foi convidado a comandar pela primeira vez um carro de som em 2006. Com passagem como intérprete oficial por diversas escolas do Estado do RS e também no Grupo Especial de Florianópolis (SC) pela Nação Guarani, acumula também diversas vitórias em festivais de samba enredo com seus parceiros em Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, interior do RS, além de Montevidéu (Uruguai), em Escolas dos grupos da UESP (SP) e Liesb (RJ), além de algumas vitórias em ligas do Carnaval Virtual. Participou de oficinas de teoria e percepção musical no Instituto de Artes da UFRGS e como oficineiro ensinou Cavaquinho e percussão em sua cidade.

https://www.facebook.com/leanndrinho.lv

SAMBA ENREDO

JULIO CÉSAR CASTILHO – Júlio Cesar Castilho é nascido e criado no bairro do Limão, em SP, casa da Mocidade Alegre, escola a qual frequenta desde 1992. Ritmista da bateria ritmo puro da Mocidade desde 1996, foi comentarista oficial de samba enredo do Carnaval SRZD-SP de 2012 a 2016 e atualmente é comentarista de samba enredo do SASP. Como compositor é campeão de samba enredo na Tucuruvi 2014 e 2015, Mancha Verde 2015, Restinga-RS 2016, Rosas de Ouro 2017 e Império de Casa Verde 2017. Vai para seu segundo ano como jurado de Samba Enredo da LIESV. Julgou em 2016, 2017 e 2018 Samba Enredo pela LIESV indo para seu quarto ano neste quesito em 2019.

https://www.facebook.com/jccastilho

GERSON BRISOLARA – Gerson é colunista do portal Sambario desde 2004, jornalista da ulbra tv (emissora local de porto alegre) e membro do CETE (centro de estudos e pesquisas de tema enredo). Julgou em 2016,2017 e 2018 Samba Enredo pela LIESV indo para seu quarto ano neste quesito em 2019.

https://www.facebook.com/gerson.brisolara?ref=br_rs

ESTEVÃO AZEVEDO MAZZUIA – Estevão Azevedo ou Tuta, como é conhecido, é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP e bacharel em Direito pelo Centro Universitário Monte Serrat (Santos/SP). Realizou o Curso de Julgador ICACESP 2011 nos módulos música e visual, bem como o Curso de Avaliador UESP 2015 e 2016 no módulo dança. Tem vasta experiência como jurado, tendo julgado Samba Enredo (2011), Harmonia (2012) e Enredo (2014) no Carnaval de Santos/SP, Harmonia (2013) e Evolução (2014) no Carnaval de Vitória/ES, Samba Enredo (2013 a 2015) no Carnaval Virtual (Virtua Folia) e Samba Enredo (2016) no Grupo E do Carnaval do Rio de Janeiro (Intendente Magalhães). Tuta é compositor, tendo assinado vários sambas, dentre eles Mocidade Unida da Mooca 2005, Dragões do Raízes (Mongaguá/SP) 2009 e 2010, Mocidade São Miguel e Escola de Samba Guarujá 2016(Guarujá SP), Dragões do Castelo 2017 (Santos/SP), Mãos Entrelaçadas e X-9 2018 (Santos/SP). Foi ritmista em escolas de São Paulo (Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Unida da Mooca e Uirapuru da Mooca) e Intérprete na União dos Amigos Independentes (Itanhaém/SP) 2008 a 2010.

https://www.facebook.com/tutado.uirapuru

TIAGO FREITAS – Tiago Freitas é doutorando em Letras/Linguística pela UFRJ, Doutorando em História da Arte pela UERJ e Mestre em Letras. Pesquisa o Carnaval nos dois doutoramentos. É coordenador geral do Observatório de Carnaval/UFRJ e enfoca suas investigações em samba, discurso, texto, imagem e narratologia. É professor com graduação em Letras, especialização em Tecnologias e Educação a Distância, pela UNIMAUÁ de Ribeirão Preto/SP. Docência do Ensino Superior e Gestão de Marketing e Comunicação Integrada, ambas pela Universidade Cidade de São Paulo. Concluiu seu doutorando em linguística pela UFRJ, pesquisando Carnaval. Mestre em Letras. Atua como julgador no Carnaval UESM e LIESV.

https://www.facebook.com/tiago.freitas.583

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *