Conheça o enredo da Estrela do Norte para o Carnaval Virtual 2019

A Estrela do Norte lançou o seu enredo para a disputa do Grupo de Acesso B no Carnaval Virtual 2019. A agremiação vai apresentar na Avenida Virtual o enredo “Axé pra quem é de Oxum” de autoria de Lucas Oliveira. Lucas, que também é presidente e carnavalesco da escola, confirmou Beatriz Oliveira também como carnavalesca e Heriberto Rufino como a voz principal da agremiação, e nos conta o que a Estrela pretende apresentar nesse próximo carnaval.

Em 2019, a escola pertente deixar para trás, a triste estreia marcada pela amarga última colocação, e as enumeras perdas de pontos. Esse ano a escola aposta  em um enredo sobre o sincretismo religioso, falando do Orixá feminino muito cultuado no brasil, Oxum rainha dos rios e riachos, fertilidade e da beleza. Resolvemos trazer para a avenida virtual do LIESV um enredo com temática afro e sincretismo religioso, mudando assim as nossas linhas de pesquisas para enredos, que anteriormente tinha o objetivo de desenvolver enredos de cunho politico e social. Esse ano iremos contar a historia de um dos orixás mais cultuados no brasil, oxum dona das aguas doces e dos rios, deusa da fertilidade e do ouro. O esquema usado para o desfile, será contar a historia do orixá  em ordem cronológica de acordo com cada setor, fazendo com que seja um desfile expressivo, onde o espectador e o jurado tenha fácil entendimento sobre oque está sendo contado. 



O enredo foi idealizado, logo depois do desfile de 2018, que ao entendimento da diretoria da escola, não teve uma aceitação em meio ao carnaval virtual, além dos transtornos sérios que tivemos para por a escola na avenida, e não esquecendo o amargo sabor da ultima colocação. Em 2019 viremos com desejo de conquistar as primeiras colocações do grupo de acesso B, com um desfile delicadamente idealizado, onde será explorado todos o limites visuais aceitos no regulamento da LIESV.

Um ponto que deve ser colocado por nos, é que nosso desfile, e criado, com base no carnaval real, pois partimos do seguinte principio, não adianta ter muito psicodelismo, se o desfile não seria possível virar um carnaval real, a final, é a fonte material que inspira os carnavalesco dos carnavais virtuais da vida. Por fim concluo desejando boa sorte a todas as nossas coirmãs e que oxalá nos proteja e ilumine nossos projetos no carnaval virtual 2019




Confira abaixo a sinopse na íntegra.

Axé pra quem é de Oxum

Senhora das águas doces e da beleza, da maternidade e do Rio Oxun que corre em ejexa na Nigéria em  sua homenagem, rainha da vaidade e do empoderamento feminino; as mulheres que sonham em ser mãe pedem a mãe oxun  a fertilidade, para gerar em seu ventre uma vida abençoada por oxalá e por oxun.

Conta o mito que olorum, quando criou o universo, esqueceu-se de mandar Oxun com outros orixás, o resultado disso, foi que tudo ficou seco sem beleza e feminilidade, quando olurum  se tocou do engano, enviou Oxun que trouxe todas as águas doces fonte da vida, que existe no aye (terra).

Oxun figura própria da fertilidade, e cultuada aos sábados junto com sua mãe yemanja rainha de todas águas. Oxun é mãe de oya-yansan e de logum edé, representada no candomblé por sua linda louça de porcelana amarela denominada de igba oxun.

Oxun foi casada com ogun senhor do fogo, e seu metal preferido é o ouro que brilha reluzentes em suas coroas, braceletes e abebés (leque com espelho).

Mãe Oxun é rica em iguarias come feijão fradinho cozido preparado com camarão seco, cebola e dendê que fará parte do banquete servido para a estrela do norte.

Oxun é uma mulher vaidosa, se veste com esmero, com amarelo em todos os seus tons, tendo seu animal preferido o pássaro símbolo das grandes mães ansestrais, oxun deusa das fontes, cachoeiras, rios das águas límpidas e transparentes pede axé para a estrela do norte e sorte para seus caminhos no carnaval virtual 2019 saudando  ora ieie ô.

Oxum tu és a força que mora nas águas, mulher que não faz distinção de cor por isso toda a passarela virtual e de oxun, que vai navegar nas ondas do mar de oxun. Rainha que nada recusa, orixá do amor dona do ouro é oxun doce e sedutora axé ora ieie ô!

 

Regras do concurso de samba

1.0 o samba deve ter em sua letra o nome da escola
2.0 o samba deve conter a saudação ao orixá ora ie ie  oxun

Requisitos a serem julgados, na escolha do samba
01 musicalidade
02 harmonia da letra
03 letra
04 melodia
05 criatividade

Envio:
O envio da letra e mídia em áudio, será aceita a partir da publicação, deste regulamento.
Enviar para lucasunama@gmail.com

 

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook. Entre no nosso Chat do WhatsApp.



Comentários do Facebook