Conheça o Carnaval Virtual e saiba como participar

Se você é do mundo do samba com certeza já ouviu falar do Carnaval Virtual. Mas o que é e como participar do Carnaval Virtual? Veja abaixo os principais pontos para você também fazer parte desta folia durante todo o ano em qualquer lugar do planeta.

instrucoes

A LIESV – Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais foi criada em 2003 por um grupo de amigos apaixonado pelo carnaval e que pretendia curtir o carnaval de uma forma inovadora e diferente. Passaram mais de 13 anos desde sua fundação e a LIESV segue como a maior e melhor Liga organizadora do Carnaval Virtual.

Ah, e como funciona a LIESV? Como são os desfiles? Quando acontecem? Como faço para participar?

Calma, calma… Vamos te explicar tudo!

1º – Os desfiles das Escolas de Sambas Virtuais são muito semelhantes aos desfiles reais, a principal diferença é que o projeto do desfile não é confeccionado.

Tudo começa igual ao carnaval real. A escola começa escolhendo um enredo e desenvolvendo sua sinopse. A partir daí, é iniciado as disputas de samba enredo, onde os compositores da LIESV e de fora da LIESV podem compor sambas para a escola de acordo com o regulamento do seu concurso de samba enredo. Finalizado as disputas e a escola escolhendo seu samba, a escola começa a se organizar para grava-lo, e ai tem-se duas opções: 1- Gravação paga, onde a LIESV tem parceria com alguns estúdios no RJ e em SP com um barateamento do custo das gravações (lembrando que cabe a escola levar seu intérprete para gravar) e 2- Gravação caseira, onde a escola grava de forma independente seu samba e envia para a LIESV a gravação dentro do prazo estabelecido por regulamento.

Segue-se então para o projeto visual do desfile. A partir da sinopse do enredo, a escola vai fazer a montagem do seu desfile com a quantidade e o significado das alas, alegorias, casais de mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, bateria, tripés e quadripés e demais elementos que julgue necessário no seu desfile, desde que respeite os limites estabelecidos no regulamento oficial da LIESV.

Após ter o famoso “ala-ala” ou “organograma” (esqueleto do projeto) a escola passa para a fase de desenhar seu desfile, lembrando sempre que na LIESV a visão indicada para fazer os desenhos é a visão frontal.

Tendo terminado os desenhos do desfile, a LIESV libera a plataforma no seu site e instrui as escolas para montarem seu desfile na sua página no portal oficial.

Por fim, é entregue a escola uma espécie de “Livro Abre-Alas” para a escola preencher e defender os elementos de seu desfile para o julgamento dos jurados, que são escolhidos com base no seu conhecimento das artes visuais e musicais envolvidas no MAIOR ESPETÁCULO DA TELA.

2º – Os desfiles acontecem através do Site oficial da LIESV (www.liesv.com.br) onde transmitiremos através de nossa WebRádio a narração do desfile e o áudio do samba oficial durante todo o desfile da escola. A narração irá contar com participações de comentaristas que falarão sobre o desfile e irá contar a história do enredo proposto e enviado pela escola.

3º – Os desfiles são realizados nos últimos 2 finais de semana de Agosto (Sexta e Sábado), sendo divididos da seguinte forma: 1º Final de Semana = Desfiles das Escolas do Grupo B e A – 2º Final de Semana = Desfiles das Escolas do Grupo Especial. O horário de início é por volta das 21:00 e a duração de cada desfile depende do grupo ao qual a escola faz parte. Grupo B os desfiles duram de 10 a 15 minutos, enquanto no Grupo A os desfiles duram de 15 a 20 minutos e por fim, no Grupo Especial os desfiles duram de 20 a 25 minutos. Todos os grupos têm direito a fazer um “esquenta” que varia de 2 a 5 minutos.

4º – Para participar é simples e pode ser feita de várias maneiras:

1- Pode montar sua escola com pelo menos Presidente, Carnavalesco e Intérprete e inscrevê-la já para 2017;

2- Pode procurar alguma das escolas que já estão registradas e inscritas no Carnaval de 2017 buscando exercer alguma função: Intérprete, Carnavalesco, Diretor de Carnaval, Enredista etc (você pode publicar através do nosso Grupo no Facebook  que tem interesse de exercer alguma dessas funções citadas a cima ou qualquer outra que lhe convém.);

3- Pode ser compositor e sair compondo para as mais diversas escolas da LIESV;

4- Pode ser apenas um torcedor e acompanhar o melhor do Carnaval Virtual da LIESV seguindo nossas mídias sociais.

Você é muito bem vindo ao Carnaval Virtual – LIESV!

LIESV – A Escola das Escolas de Samba.

Comentários do Facebook