Confira a sinopse da Castelo para o Grupo de Acesso B em 2019

A Castelo divulgou a sua sinopse para o Carnaval Virtual 2019. A agremiação vem pra mais uma vez tentar o acesso ao Grupo de Acesso A. A rosa e branco trará o enredo Ora Yê Yê Ô! A Preferida filha do Pai Criador Derrame sobre nós o teu Axé E faz do meu Samba tua oração! Oxum Ora Yê Yê Ô! de autoria de Danilo Santiago, presidente e carnavalesco da agremiação. A escola contará com a presença de Leonardo Bessa no comando do seu carro de som. Danilo nos contou como surgiu a ideia do enredo e o que a escola promete pra esse carnaval:

Eu estava fazendo uma pesquisa no Google, e me veio a idéia de pesquisar algum tema na cor da agremiação ou que tivesse algo a ver. O tema que se revelou nas pesquisas foi A energia que emana de Oxum na cor Rosa. A partir daí comecei a me interessar que esse tema sobre Oxum poderia vir a ser enredo de nossa escola. Mesmo sem ter nenhuma ligação com a religião me aprofundei nas pesquisas e no ano de 2019 lutaremos para subir para o acesso A com o enredo: Ora Yê Yê Ô! A Preferida filha do Pai Criador. Derrame sobre nós o seu Axé e faz do meu samba tua oração. Oxum Ora Yê Yê Ô! O enredo traz a vida de Oxum(Nascimento) até a fé que une os povos e faz da religião a exaltação aos Orixás. Oxum se tornou a mais importante figura feminina dos Deuses Orixás. Dona de uma beleza e graciosidade, senhora das águas doce, rios e cachoeiras, De uma riqueza e herdeira de Yemanjá e Oxalá, a filha preferida do Pai Criador.



Confira abaixo a sinopse na íntegra.

 

Ora Yê Yê Ô! A Preferida filha do Pai Criador Derrame sobre nós o teu Axé E faz do meu Samba tua oração! Oxum Ora Yê Yê Ô!

 

SINOPSE

A dança das águas anunciam o nascimento de Oxum.

Ora Yê Yê Ô Oxum

(Salve a Mamãe Oxum)

Oxum Ora Yê Yê Ô!

Oxum Salve a Senhora da bondade!

Do ventre de Yemanjá nasceu a mais bela orixá, a preferida filha de Oxalá .

Faz do nosso samba tua oração, do meu Castelo teu Alaafin (teu Castelo).

Oxum ou Osun é a orixá, Senhora do Cobre e do Ouro, dona da mais pura beleza, Deusa das águas doces, das Cascatas, Rios e Cachoeiras.

 Mãe Padroeira e dos mistérios, veste teu manto hoje em Rosa e Branco nas cores do meu pavilhão.

Seu nome deriva o Rio que banha e corre no Centro das terras Yorubá, do povo de ijexá na região de Oxogbô na Nigéria, onde ainda permanece no Bosque de ijexá o Templo de Osun.

Orixá que gosta de muito ouro e jóias, vestes dourada da cor do sol, flores amarelas como rosas e lírios e perfumes e águas de cheiro. Seu adorno é um abebé (leque com um espelho)

Em seus Ebós, suas oferendas não pode faltar Balaios de iguarias, como Omolokum, canjiquinha branca, feijão fradinho, tapioca, frutas, ovos cozidos, milho, ipetê, camarão, galinhas e pombos, e peixes em geral.

 

Dentre muitos títulos que carrega a maior Orixá  feminina, destacam-se:

Senhora de todas as águas doce

Yalodê – A mais importante figura feminina do local

Yabá – Mâe Rainha, Mãe das mães. Apenas 2 orixás carregam este título, Oxum e sua mãe Yemanjá.

Rainha Yorubá, herdeira do Ayê e do Orum.

Rainha do Alaafin de Oyo (Castelo do Rei supremo Xangô)2º esposa do Rei de Oyo, se tornou a mais amada e mais importante, disputando com Obá o amor de Xangô.

Senhora da fertilidade, das águas que trazem a vida, protege as gestantes, as crianças e atende aos pedidos de quem deseja a maternidade. Orixá de todas as mulheres. Salve Mamãe Oxum.

A energia e cor da orixá Oxum é o ouro, amarelo.

Emana da sua vibração de energia a cor Rosa, a cor do meu Castelo que pede suas bênçãos Ora Yê Yê Ô minha Mãe Oxum!

Axé (poder) derrame sobre nós suas bênçãos, Vem meu castelo em louvação. Força, mistério e magia que emanam de Oxum nos trouxeram a inspiração.

 

Oxum luta para conquistar o amor de Xangô e quando o consegue é capaz de gastar toda sua riqueza para manter seu amado.
Ela livra seu querido Oxossi do perigo e entrega-lhe riqueza e poder para que se torne Alaketu, o rei da cidade de Ketu.
Oxum provoca disputa acirrada entre dois irmãos por seu amor: Xangô e Ogum, ambos guerreiros famosos e poderosos, o tipo preferido por ela. Xangô é seu marido, mas independente disso, se um dos dois irmãos não a trata bem, o outro se sente no direito de intervir e conquistá-la. Afinal Oxum quer ser amada e todos sabem que ela deve ser tratada como uma rainha, ou seja, com roupas finas, jóias e boa comida, tudo a seu gosto. A beleza é o maior trunfo do orixá do amor. Como esposa de Xangô, ao lado de Obá e Oiá, Oxum é a preferida e está sempre atenta para manter-se a mais amada.

O axé de Oxum conquistou Ogun, a quem junto lutou lado a lado.

Ogun – pai guerreiro, lutador, Senhor do ferro e da guerra.

Oxossi casou-se com Oxum e tiveram um filho Logun Edé.

Oxossi – caçador, dono de todas as matas e Rei da cidade de Ketu.

Logun Edé – se tornou o mais belo e doce de todos os orixás masculinos.

Xangô – Orixá da justiça, fogo, raio e trovão, Rei da cidade de Oyo

 

Oxum era curiosa e sedutora, e queria aprender os mistérios da magia e dos búzios que traziam o jogo da vida na adivinhação.

Pediu permissão a Exú para aprender os segredos, mas o mesmo não quis ensina-lá.

Persistente pediu para as feiticeiras Yami Oxorongá que lhe ensinasse  algum feitiço que pudesse lançar em Exú, para que ela pudesse roubar dele as informações dos búzios e desvendar os mistérios do jogo da vida

Lançou o feitiço em Exú, e conseguiu roubar os segredos que tanto queria.

Orunmilá guardião dos segredos do Ifá da adivinhação vendo tamanha façanha de sua pupila Oxum, ordena que o jogo de búzios fosse ministrado pelos dois poderosos Orixás Oxum e Exú, em caso nenhum ele fosse feito apenas por um só deles. Quando o jogo é iniciado os 2 orixás sempre estão lado a lado.

Exú se sentiu atraído por Oxum conforme ensinava-lhe a arte da adivinhação e as magias, mas juntos nada tiveram.

Oxum viveu um amor arrebatador com Xângo, mas Xangô aprisionou seu coração, privando Oxum e aprisionando-a numa das torres do  Aalafin de Oyo.

 Exú ouvindo o canto lindo e triste de Oxum lá do alto da torre aprisionada, ela  que tinha o canto mais doce de todas as mulheres, ele faz uma poção e lança um feitiço e o entrega a Oxum.

 Quando Oxum toma a poção ela vira uma ave dourada, uma pomba, e voa do Aalafin de Oyo de volta ao Olorun.

Na mitologia Yorubá, muitos mistérios, segredos e magias.

Na umbanda e no candomblé – religiões afros, Oxum é a rainha de todas as mulheres, se tornou a mais respeitada entre os orixás.

Foi dado a Oxum a maior missão que foi salvar o Ayê(Terra) Oxum foi enviada a Terra trazendo o dom da vida com suas águas doce e abundantes, e fertilidade a todas as mulheres, porque o Ayê se encontrava muito triste e sem graça.

Oxum ligou o elo entre o Ayê e o Orum através dos homens, ensinando-lhes a preparar seus corpos para receber as divindades – os Orixás. Deu início as primeiras preparações do que hoje é a religião do Candomblé.

Quando Olorum o Deus supremo, bravo, revoltado contra a humanidade aprisiona a água no Orum(Céu) para castiga-los e priva a fertilidade do Ayê(Terra) Oxum se transforma em um pavão e voa até ele para pedir suplicas e clemências, o sol escaldante a transforma em um abutre e queima e escurece as suas penas, diante de tamanha comoção e bravura, Olorum libera a água da vida para o Ayê.

Oxum é vista como a grande Heroína do Ayê, o elo sagrado entre os Deuses do Orum e os humanos do Ayê.

No Brasil a religiosidade e devoção é representada em forma da fé no sincretismo da religião.

Na Umbanda a orixá Oxum é sincretizada em duas diferentes Santas: Nossa Senhora da Conceição ( Oxum do espaço) e Nossa Senhora de Aparecida( Oxum da pedreira).

A maior Ialorixá(Mãe de Santo) que já tivemos foi Mãe Menininha do Gantois – na Bahia. Como filha de Oxum ela propagou e elevou a religião Afro exaltando o nome de Oxum, Salve Mãe menininha do Gantois.

Ora Yê Yê Ô Oxum. Salve Mamãe Oxum.

 

Outras Informações Julgadas Necessárias (fontes de consulta, livros etc):

Livro Mitologia do orixás

Integrantes do estudo de Umbanda de Batatais

 

Regras para Concurso de Samba:

Prazo de entrega será dia 24 de Fevereiro de 2019.
Enviar para gresvirtualcastelo@outlook.com
Nosso interprete é bastante conhecido no meio do carnaval. Leonardo Bessa.
Ter um grande samba numa grande voz como a dele já é uma conquista que a Castelo obteve.
Boa sorte a todos os compositores.

Palavras que podem ser usadas…
Ora Yê YÊ Ô Oxum
Mamãe Oxum
Padroeira
Nossa senhora da Conceição
Pomba dourada
Exú,Ogun, Oxossi e Xangô
segredo do jogo da vida
Aalafin de Oyo (castelo do rei)
Ayê(Terra) Orum(Ceú)
Foi dada a Oxum a grande missão de salvar essa Terra
Olorum – Deus supremo
Yalodê – a mais importante figura feminina
Yabá– Mãe das mães
Axé – Poder
Senhora do Ouro
Abebé – espelho
Faz do meu samba tua oração

 

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook. Entre no nosso Chat do WhatsApp.



Comentários do Facebook