Com fé e devoção, Sereno busca enfim o título tão sonhado do Especial

Queremos pedir à Mãe Aparecida paz para nosso povo.”

Seguimos nossa série de entrevistas e a matéria de hoje traz o bate papo que o Érick Silva teve com o Milton dos Santos, presidente, carnavalesco e intérprete da tradicional Sereno de Cachoeiro. Com mais de 10 anos de folia virtual, a azul e branca capixaba traz o enredo  “Dai-nos a Benção, Oh Mãe Querida!” em homenagem aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Confira a entrevista:

A Sereno de Cachoeiro conquistou o seu melhor resultado ano passado, o terceiro lugar do Especial. Qual o projeto que a escola de Cachoeiro busca apresentar para o Carnaval 2017?
O objetivo é sempre ficar entre as primeiras, e se possível , brigar pelo título tão sonhado pela Escola. Mesmo com as dificuldades, vamos tentar.

Em 2017, completam 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O que levou a escola a apresentar esse enredo?
Nossa Senhora Aparecida está muito presente na vida do brasileiro. São 300 anos de devoção e fé. E o Brasil passa por um momento difícil, um momento em que a fé virou motivo de desentendimentos e brigas. Queremos pedir à Mãe Aparecida paz para nosso povo.

Houve outras ideias de enredo durante o processo de pesquisa? E elas poderão ser aproveitadas no futuro?
Sim, várias. Há muito de cultura popular, histórias e lendas que fui descobrindo durante a pesquisa. Religiosidade brasileira é sempre um prato cheio.

Com certeza. Qual a inspiração que você teve ao desenvolver o enredo da Sereno?
Eu procurei não copiar as Escolas reais que também apresentaram este enredo este ano, apesar da história ser a mesma. Então resolvi dividir o enredo mostrando as 3 “casas” que Nossa Senhora Aparecida teve: a capelinha de barro do Séc. XVIII, e as Basílicas Velha e Nova. Além disso, mostraremos as diversas formas de devoção à Santa.

Comente sobre o samba, o que ele representa para o enredo e para o desfile que a escola busca apresentar na avenida?
O samba tem uma melodia muito legal, que rendeu arranjos vocais que lembram cantos religiosos. A gravação do CD procurou reproduzir essa pegada religiosa com a leveza do pagode. Na avenida, com a bateria e tudo mais, espero ver o samba render. A letra reproduz bem o enredo.

Como foi o processo de desenvolvimento do desfile?
Foi difícil escolher o que mostrar, já que temos uma historia tao bonita e tao rica. Vamos mostrar momentos da história de Maria, como a anunciação do anjo, a historia do encontro da imagem, seus milagres, a devoção do povo brasileiro e terminamos com um pedido de paz para o Brasil.

O que podemos esperar da Sereno para o Carnaval 2017?
Uma Sereno com cara de Sereno, com  plumas e paetês, mas também com emoção. Bem no estilo que ela vem se apresentando ao longo dos seus 10 anos de existência.

 

A Sereno de Cachoeiro é a quinta escola a se apresentar na sexta-feira dia 25/08Confira aqui a sinopse da agremiação.

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook.




Comentários do Facebook