Através da Mitologia, a Essência do Samba tenta novamente uma vaga no Acesso A

“Vamos apresentar uma aventura mitológica”

Num bate papo descontraído com um dos carnavalescos da Essência do Samba, Bruno Ribeiro dos Santos, pudemos constar que a escola virá para beliscar a vaga para o grupo A da LIESV. Para isso, a agremiação virtual aposta no enredo “O Panteão dos Orixás: De Orum ao Olimpo, a saga pela paz”. Confira a entrevista de Christian Fonseca:

 

 

Qual é o projeto da escola de samba para o carnaval de 2017?
Esse ano a escola vai levar pra avenida “O panteão dos Orixás – De Orum ao Olimpo – A saga pela paz”, que é um enredo que sempre quis fazer e desde o ano passado tenho falado com o Cuca sobre a possibilidade de trabalharmos com ele esse ano. O enredo faz um paralelo, mostra um sincretismo religioso entre deuses gregos e orixás, mas pra isso existe uma história. Eu me baseei nos contos mitológicos que sempre li pra escrever a sinopse (que funciona como um conto em 4 capítulos). Então vamos apresentar uma aventura mitológica onde os deuses e os orixás serão os personagens de uma busca para devolver a Terra um futuro prospero.

 

O que levou a escola de samba aceitar esse projeto?
Como já tínhamos tido uma conversa (eu e cuca) buscando um consenso sobre qual enredo faríamos, quando nos reunimos pra decidir em fim qual enredo, esse era o mais “próximo da realidade” pra escola e  esse acabou sendo colhido pela escola.

 

Quais eram as ideias inicias de enredo para o carnaval 2017?
Mesmo a ideia sendo antiga, vamos levar pra avenida 90% do primeiro projeto que fizemos, de lá pra cá, mudamos pouquíssimas coisas, só aperfeiçoando e aplicando alguns detalhes. Mas vamos apresentar um enredo autoral (se não me engano inédito desde seu conceito) que vai aproximar em termos essas duas culturas são distintas.

 

Qual foi a inspiração e o processo de desenvolvimento do enredo para o carnaval de 2017?
A inspiração veio de meus livros…hahaha Desde criança sempre gostei muito de mitologia e sempre li muito a respeito. Além de serem personagens maravilhosos com histórias fascinantes, eles também são populares e trazem ao carnaval uma estética consideravelmente boa, sempre dão um bom efeito visual. Então decidi juntar as duas coisas, mas só falar dos deuses não era o bastante e a partir de uma indagação minha (de como são parecidas as divindades de diversas culturas) que eu puxei esse gancho e criei esse paralelo Nago-Grego e decidi investir nessa história.  O que complicou um pouco foi a sinopse porque além do processo de pesquisa e do desenvolvimento do tema, eu tive que criar uma história do zero, tive que saber exatamente o que eu queria da história, partir pra um roteiro e depois pra produção textual. A sinopse foi um logo trabalho mas gostei muito do resultado.

 

Quais estão sendo as dificuldades e adversidades que a escola de samba está passando?
TEMPO sempre é um problema né? Apesar da ideia precoce, levei um tempinho com a sinopse, e mesmo assim ainda teríamos um cronograma favorável, mas nosso processo de criação é um pouco complicado pois só nas alas, eu e cuca definimos juntos o rascunho, ele desenha, me manda o desenho, e eu edito, aplico os detalhes, finalizo e monto a ala. Com isso o cronograma ficou um pouco apertado e com uns problemas que o Cuca teve na sua plataforma de desenho, as imagens chegaram pra mim com bastante atraso o que nos obrigou a correr um pouco nessa reta final pra terminar e entregar tudo a tempo.

 

O que podemos esperar da escola de samba para o carnaval 2017?
Bom, temos o pé no chão, sabemos do talento de diversas escolas que vão entrar pra brigar mas todas querem o titulo né? E não somos diferentes vamos entrar com garra, com muito luxo nas alas e nas alegorias. Apostamos em um bom visual e uma história bem amarrada pra apresentar nossas credenciais ao titulo.

 

Como a escola de samba está se sentindo na LIESV? Qual seu posicionamento mediante as políticas implantadas pela liga?
A LIESV é uma família. Isso é fato, mas em todas as famílias problemas acontecem. Aqui sinto falta de uma união entre as escolas e por vezes mencionei meu apoio a um programa de divulgação da liga com matérias e outras atividades que preencham esse vazio entre as temporadas e atraia mais publico. Mas acredito que podemos chegar lá se tivermos mais união!

 

Pode nos adiantar alguma parte do desenho?
Adianto um detalhe de nossa ultima alegoria onde alcançamos o objetivo do enredo (a paz), e promovemos o encontro do nosso tigre com a pomba de oxalá (a pomba da Paz)

Considerações finais.
Bom, primeiro eu agradeço por esse espaço que nos permite falar um pouco do nosso projeto (e eu que nem gosto de falar né…haha). Agradeço também ao meu presidente Lorran que acreditou em mim e no meu trabalho e ao cuca que é um parceiro incrível, a eles eu só tenho que recompensar com meu empenho e esforço pra colocar a escola na avenida. E por ultimo mas não menos importante, a todos vocês que ajudam a manter esse espaço virtual do samba que cresce a cada ano, sério gente, vocês são demais!
 Bom, podem esperar a Essência do Samba na avenida, que promete um belo desfile, muito superior ano ano passado, vai ser um desfile que se der certo (como promete) vai marcar um novo jeito, pelo menos pra mim, de fazer carnaval. Nos vemos lá! A todos o meu carinho e o meu muito obrigado!

 

A Essência do Samba desfila nessa sexta-feira dia 18/08. Confira aqui a sinopse da agremiação.

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook.




Comentários do Facebook