27º e última escola inscrita! Comunidade do Samba tem um presente para você, confira!

Comunidade do Samba é a 27º e última escola inscrita para disputar o Grupo de Acesso B da LIESV em 2017! A azul e branco de São Paulo correu para conseguir efetuar sua inscrição a tempo para realizar o sonho de disputar o Carnaval Virtual da LIESV, e para isso, está preparando um presente para você!

Confira a ficha técnica da escola:

G.R.E.S.V. Comunidade do Samba

Presidente: Guilherme Couto
Carnavalesco: Lucas Vieira
Intérprete: Thiago Pereira
Cores: Azul e Branco
Símbolo: Pessoas de todos os povos tocando pandeiro
Cidade-Sede: São Paulo – SP
Data de Fundação: 19/03/2017

Enredo 2017: “Eu tenho um presente para você!”

 

Sinopse

“Eu tenho um presente para você!”, essa foi a frase escolhida para definir o enredo de estréia da inédita Comunidade do Samba, que diante do sonho que o carnaval é pra muitos, também o nomeia como um grande presente aos que amam esse espetáculo.

Mas afinal, o que é um presente? Como se presenteia? Ou melhor, como surgiu o hábito de presentear? Seja lá qual for o intuito…
Nosso desfile pede passagem com o contexto mitológico dos presentes, começando pela encantadora “Ilha dos Amores – Um presente da deusa Vênus aos lusíadas”, pequeno trecho do conto épico de Luiz de Camões “Os Lusíadas”. Um momento de redenção aos impávidos navegantes cedido pela deusa que por sua vez trazia uma singela afeição aos argonautas.
Seguindo a nossa viagem, encontramos então um dos momentos mais marcantes desse histórico no hábito de presentear: Estamos diantes dos “Três Reis Magos e as oferendas ao menino Jesus”. Um ato de simbolismo que atravessou a história da humanidade, assim como toda a vida de Jesus Cristo.

Continuando nesse contexto cronológico, chegamos ao momento da nossa apresentação onde mostramos o hábito de presentear num contexto histórico, e também universal – contando como essa cultura se concretizou em diferentes civilizações.
Começamos com os Jardins suspensos da Babilônia, os ovos coloridos dos persas, as simbologias religiosas no Antigo Egito e na Índia, toda as superstições em relação aos presentes carregados em anos pelos chineses e os portugueses vislumbrando os nativos com os presentes ao chegar no solo que futuramente chamaríamos de Brasil. Tudo muito bem encaixado e em harmonia com a história do enredo.
Claro, nem todo presente às vezes é bem vindo. Por isso, fechamos esse setor com o famoso “Cavalo de Tróia, o presente de grego”, o clímax do conto épico “Ilíada”,de Homero.

Na última parte da nossa apresentação, mostramos o presente no nosso dia a dia: Desde as festanças e comemorações nas quais os presentes são mais que essenciais, até ao cunho religioso, onde tudo vale por uma demonstração de fé e amor.
Pra fechar o desfile, nós mostramos o verdadeiro presente à todos nós – O Carnaval. Essa fábrica de sonhos e demonstração de amor é a verdadeira alma do presente. Um presente enorme a todos que se envolvem e trabalham duro pelo espetáculo, seja na passarela ou nos bastidores, é ver a sua escola firme e forte na avenida, buscando a tão almejada vitória.

Essa é a proposta do primeiro enredo da Comunidade do Samba. Com toda fé e honestidade, rumo ao campeonato.

Comentários do Facebook